PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.670

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação Profissional, Currículo

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado que aborda o ensino de Física no universo da Educação Profissional e Tecnológica. Aqui, buscamos investigar quais as proposições de professores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) para o ensino de Física no Ensino Médio Integrado (EMI) e em que medida essas proposições se alinham a referenciais teóricos do campo da educação e trabalho. A pesquisa é qualitativa, e analisa as respostas a uma questão discursiva de onze professores de Física do IFBA. Foi possível enquadrar as proposições docentes em cinco categorias: i) proposta da disciplina em função apenas de ações metodológicas; ii) propostas com ênfase à contextualização e à interdisciplinaridade; iii) propostas que indicam a necessidade de diálogo entre professores da disciplina de Física e os da formação tecnológica; iv) propostas que colocam a Física a serviço da formação técnica; e v) propostas que indicam a construção do currículo a partir do mundo do trabalho e da formação plena no sujeito. Os resultados apresentados mobilizam o debate acerca da Física no EMI, apontando aproximações ou obstáculos para a concretização de um ensino de Física para essa forma de oferta de ensino médio alinhado aos referenciais que o alicerçam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, IFBA

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus Ilhéus. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana - UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Física com ênfase em ensino de Ciências/Física. Dialoga com temas ligados a Educação Profissional Tecnológica (sobretudo, Ensino Médio Integrado), Divulgação e Popularização da Ciência e tópicos de educação no Ensino Médio.

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Almeida Souza, D., & Martins Penido, M. C. . (2022). PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(1), 19-38. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.670

Edição

Seção

Artigos Científicos