O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.644Palavras-chave:
Ensino de Ciências, pensar certo, pilhasResumo
O presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo.
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