APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM FOCO NA COLABORAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.528Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasResumo
Esta revisão sistemática da literatura tem por objetivo a busca por resultados de pesquisa que envolvam a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e o significado de aprendizagem colaborativa em projetos relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica como metodologia de ensino, aliando estudos que também utilizassem intervenções com as tecnologias digitais. A ABP é considerada uma metodologia ativa, que permite aos estudantes analisar questões da sociedade que sejam significativas para os mesmos e encontrem soluções entre o grupo de colegas. Sendo assim, a string de busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) está relacionada a ABP, aprendizagem colaborativa e tecnologias digitais. Os resultados apontam para uma carência desse tipo de pesquisa na etapa de Ensino Fundamental, mas no geral, apontam resultados satisfatórios quanto a utilização da ABP aliada à aprendizagem colaborativa. A utilização das tecnologias digitais aparecem de maneira bem fundamentada por teóricos que dão significado ao tema e demonstram ser aliada à aprendizagem colaborativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Lorena Garces Silva, Lisete Funari Dias
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.