A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.525Palavras-chave:
Experimentação, Epistemologia, Formação de ProfessorResumo
Este artigo é uma análise documental exploratória sobre a influência de referenciais teóricos e epistemológicos nas práticas experimentais de química aplicados na educação básica do Brasil. A análise foi realizada a partir dos anais das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química entre os anos de 2011 e 2019. Foi observado que a maioria dos trabalhos publicados ainda não superaram o modo bancário e tecnicista de ensino, geralmente focados na repetição e memorização com trajeto e respostas previamente definidos. A ausência de referências epistemológicos nos trabalhos observados sugerem o motivo de práticas experimentais sem o compromisso com o processo de ensino e aprendizagem e da baixa qualidade, e apenas 11,3% desses trabalhos citam ou comentam algum tipo de referencial teórico de ensino de ciências centrado na aprendizagem significativa, no qual aponta para uma urgente necessidade de construções de novos componentes curriculares que visem a aplicação de referenciais teóricos e/ou epistemológicos nos centros universitários de formação de professores que fomentem a formação de professores com habilidades e competência nas práxis experimentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Thiago Muniz de Souza
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.