O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2244Resumo
Apresenta-se neste texto o processo de implementação e análise da viabilidade de um curso de formação continuada que versou sobre o enfoque Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Matemática. O curso foi desenvolvido em três encontros presenciais e totalizou 12 horas de intervenção, junto a 25 professores de Matemática da educação básica da cidade de Cacoal, estado de Rondônia, Brasil. O estudo desenvolvido objetivou avaliar as compreensões dos participantes no que condiz ao enfoque CTS e as possíveis contribuições para a prática docente. Para fins de análise realizou-se uma pesquisa qualitativa e participante onde os dados foram produzidos por meio de dois instrumentos, a saber: questionários inicial e final e sequências didáticas à luz do enfoque CTS produzidas pelos professores participantes. A análise dos dados apontou a viabilidade das discussões trazidas no curso, tomando como referência as manifestações dos professores participantes ao sinalizarem o interesse de utilização no contexto escolar da metodologia apresentada no curso. As sequências didáticas produzidas por esses participantes enfatizaram o enfoque CTS, apontando para a compreensão deles sobre as possibilidades da presença desse enfoque no ensino da Matemática.
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