O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2244

Resumo

Apresenta-se neste texto o processo de implementação e análise da viabilidade de um curso de formação continuada que versou sobre o enfoque Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Matemática. O curso foi desenvolvido em três encontros presenciais e totalizou 12 horas de intervenção, junto a 25 professores de Matemática da educação básica da cidade de Cacoal, estado de Rondônia, Brasil. O estudo desenvolvido objetivou avaliar as compreensões dos participantes no que condiz ao enfoque CTS e as possíveis contribuições para a prática docente. Para fins de análise realizou-se uma pesquisa qualitativa e participante onde os dados foram produzidos por meio de dois instrumentos, a saber: questionários inicial e final e sequências didáticas à luz do enfoque CTS produzidas pelos professores participantes. A análise dos dados apontou a viabilidade das discussões trazidas no curso, tomando como referência as manifestações dos professores participantes ao sinalizarem o interesse de utilização no contexto escolar da metodologia apresentada no curso. As sequências didáticas produzidas por esses participantes enfatizaram o enfoque CTS, apontando para a compreensão deles sobre as possibilidades da presença desse enfoque no ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Amorim, Secretaria do Estado de Rondônia, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Professor estatutário de Matemática da Secretaria do Estado de Rondônia, Cacoal-RO/BR. Endereço de correspondência: Rua Ana Lucia, 2010, bairro Novo Cacoal, CEP: 76962-190, Cacoal-RO/BR

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). Endereço para correspondência: Fundação Universidade de Passo Fundo, BR 285 Km 292,7, Campus I, Bairro São José, CEP 99052-900, Passo Fundo/RS, Brasil.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica-UFSC-SC, Coordenadora do PPGEDU/UPF-RS, Passo Fundo -RS, Brasil. BR 285 Km 292,7-Campus I, Bairro São José - São José, 99052-900, Passo Fundo, RS- Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Amorim, J. C., Locatelli, A., & Rosa, C. T. W. da. (2025). O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 125-147. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2244

Edição

Seção

Artigos Científicos