EXPLORANDO A CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FOMENTAR O INTERESSE CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO VALE DO PARANHANA/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2160

Palavras-chave:

ciência, ensino, aulas práticas

Resumo

Este trabalho relata uma experiência realizada em escolas públicas de ensino fundamental do Vale do Paranhana/RS, com o objetivo de aproximar os estudantes da ciência por meio de “Mostras de Ciências” e aulas práticas em laboratório. As atividades consistiram em circuitos interativos, nos quais os alunos tiveram contato com materiais biodidáticos macroscópicos confeccionados em feltro e massa biscuit, seguidos da observação das mesmas estruturas em microscopia óptica. A experiência revelou grande envolvimento dos estudantes, especialmente dos anos iniciais, que demonstraram entusiasmo, curiosidade e participação ativa nas mostras. Já nos anos finais, embora o interesse inicial fosse menor, observou-se maior engajamento durante as aulas práticas contextualizadas com os conteúdos escolares. Ao final das atividades, foi aplicado um questionário a 818 alunos, sendo 357 dos anos iniciais e 461 dos anos finais, sem identificação. Os resultados indicaram que mais de 90% dos estudantes manifestaram desejo de vivenciar com maior frequência atividades práticas e o uso do microscópio, reconhecendo esses momentos como importantes para tornar o aprendizado mais interessante e significativo. A experiência evidenciou o potencial das aulas práticas na popularização da ciência e na promoção de um ambiente escolar mais dinâmico, reflexivo e estimulante para o desenvolvimento do pensamento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Sant Anna, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Ciências Médicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Educação, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rolante (IFRS), Rolante,Rio Grande do Sul,Brasil.

Camila Correa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Educação, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rolante (IFRS), Rolante,Rio Grande do Sul,Brasil

Médelin Marques da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio grande do Sul,Brasil.Professora do Ensino Básico,Técnico e Tecnológico, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rolante (IFRS), Rolante,Rio Grande do Sul,Brasil.

Sofia Müller David, Marques da

Bolsista de Iniciação Científica (BICT),  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rolante  (IFRS). Rodovia RS-239, Km 68, Nº 3505 (Estrada Taquara/Rolante, CEP: 95690-000, Rolante,Rio Grande do Sul, Brasil.

Jasmini Becker Rohr, Müller

Bolsista de Iniciação Científica (BICT),  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rolante  (IFRS). Rodovia RS-239, Km 68, Nº 3505 (Estrada Taquara/Rolante, CEP: 95690-000, Rolante,Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Sant Anna, G. dos S. ., Correa, C. ., Silva, M. M. da ., David, S. M. ., & Rohr, J. B. . (2025). EXPLORANDO A CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FOMENTAR O INTERESSE CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO VALE DO PARANHANA/RS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 271-282. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2160

Edição

Seção

Relato de Experiência