EXPLORANDO A CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FOMENTAR O INTERESSE CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO VALE DO PARANHANA/RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2160Palavras-chave:
ciência, ensino, aulas práticasResumo
Este trabalho relata uma experiência realizada em escolas públicas de ensino fundamental do Vale do Paranhana/RS, com o objetivo de aproximar os estudantes da ciência por meio de “Mostras de Ciências” e aulas práticas em laboratório. As atividades consistiram em circuitos interativos, nos quais os alunos tiveram contato com materiais biodidáticos macroscópicos confeccionados em feltro e massa biscuit, seguidos da observação das mesmas estruturas em microscopia óptica. A experiência revelou grande envolvimento dos estudantes, especialmente dos anos iniciais, que demonstraram entusiasmo, curiosidade e participação ativa nas mostras. Já nos anos finais, embora o interesse inicial fosse menor, observou-se maior engajamento durante as aulas práticas contextualizadas com os conteúdos escolares. Ao final das atividades, foi aplicado um questionário a 818 alunos, sendo 357 dos anos iniciais e 461 dos anos finais, sem identificação. Os resultados indicaram que mais de 90% dos estudantes manifestaram desejo de vivenciar com maior frequência atividades práticas e o uso do microscópio, reconhecendo esses momentos como importantes para tornar o aprendizado mais interessante e significativo. A experiência evidenciou o potencial das aulas práticas na popularização da ciência e na promoção de um ambiente escolar mais dinâmico, reflexivo e estimulante para o desenvolvimento do pensamento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Gabriela dos Santos Sant Anna, Camila Correa, Médelin Marques da Silva, Sofia Müller David, Jasmini Becker Rohr

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.