UNINDO VISÕES, EXPLORANDO O UNIVERSO: UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE MODELOS ASTRONÔMICOS CLÁSSICOS À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2146

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Desenho Universal para Aprendizagem, História de Ciências, Ensino Inclusivo

Resumo

Este trabalho investiga o ensino de Astronomia com foco na Educação Inclusiva. A pesquisa qualitativa avalia um protótipo de material didático para o Ensino Fundamental II, baseado no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A partir do diálogo com professores(as), buscamos compreender os desafios da formação docente para um ensino mais acessível. O protótipo desenvolvido é um recurso de baixo custo que simula o movimento retrógrado de Marte. Nossa questão central é: quais elementos considerar na criação de um material didático inclusivo sobre modelos astronômicos clássicos? Para respondê-la, exploramos os conceitos de DUA e analisamos a abordagem dos modelos astronômicos nos livros didáticos, destacando suas fragilidades conceituais e históricas. Os resultados apontam uma lacuna na formação inicial de professores(as) quanto à Astronomia e à Educação Inclusiva, refletindo-se na prática docente. Embora a maioria dos(as) participantes demonstrasse interesse por Astronomia, poucos possuíam um conhecimento aprofundado. Além disso, muitos desconheciam o DUA, embora houvesse interesse na adoção de recursos inclusivos. A pesquisa reforça a necessidade de mudanças curriculares na licenciatura e incentiva novas investigações sobre o ensino de Astronomia e a inclusão na educação científica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Santana, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília

André Luis Miranda de Barcellos Coelho, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF/UnB).

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Santana, G. de S. ., & Coelho, A. L. M. de B. . (2025). UNINDO VISÕES, EXPLORANDO O UNIVERSO: UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE MODELOS ASTRONÔMICOS CLÁSSICOS À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 243-270. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2146

Edição

Seção

Artigos Científicos