UNINDO VISÕES, EXPLORANDO O UNIVERSO: UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE MODELOS ASTRONÔMICOS CLÁSSICOS À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2146Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Desenho Universal para Aprendizagem, História de Ciências, Ensino InclusivoResumo
Este trabalho investiga o ensino de Astronomia com foco na Educação Inclusiva. A pesquisa qualitativa avalia um protótipo de material didático para o Ensino Fundamental II, baseado no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A partir do diálogo com professores(as), buscamos compreender os desafios da formação docente para um ensino mais acessível. O protótipo desenvolvido é um recurso de baixo custo que simula o movimento retrógrado de Marte. Nossa questão central é: quais elementos considerar na criação de um material didático inclusivo sobre modelos astronômicos clássicos? Para respondê-la, exploramos os conceitos de DUA e analisamos a abordagem dos modelos astronômicos nos livros didáticos, destacando suas fragilidades conceituais e históricas. Os resultados apontam uma lacuna na formação inicial de professores(as) quanto à Astronomia e à Educação Inclusiva, refletindo-se na prática docente. Embora a maioria dos(as) participantes demonstrasse interesse por Astronomia, poucos possuíam um conhecimento aprofundado. Além disso, muitos desconheciam o DUA, embora houvesse interesse na adoção de recursos inclusivos. A pesquisa reforça a necessidade de mudanças curriculares na licenciatura e incentiva novas investigações sobre o ensino de Astronomia e a inclusão na educação científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Gabriela de Souza Santana, André Luis Miranda de Barcellos Coelho

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.