REFERENCIAL FREIREANO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1890Resumo
Conhecido mundialmente por sua atuação na educação de jovens e adultos e por ser autor de diversas obras, Freire se tornou uma importante referência para o ensino. Compreender suas obras e relacionar com o ensino e aprendizagem significativa de ciências é uma necessidade, especialmente no contexto atual em que professores e alunos passaram pela experiência do isolamento social causado pela COVID-19. O retorno às atividades presenciais tem desafiado educadores a refletir e identificar questões que busquem a melhoria dos processos de ensino para que os alunos aprendam significativamente. Nesse sentido, esta pesquisa busca respostas à questão: de que maneira o referencial teórico de Paulo Freire vem sendo abordado no ensino-aprendizagem de ciências? Para responder à questão norteadora, este trabalho tem como objetivo principal identificar a potencialidade de aplicação do referencial freireano em processos de ensino-aprendizagem de ciências. Para a realização da pesquisa e análise dos dados coletados as abordagens escolhidas foram: uma pesquisa bibliográfica que associa o referencial freireano com o ensino e aprendizagem de ciências, e análise de conteúdo. Como resultados foi possível observar que o referencial de Freire abrange diversas possibilidades de aplicação para o ensino de Ciências, tanto com relação a conteúdos específicos quanto a metodologias de ensino; isso mostra a importância de estudar seu referencial e buscar adaptações para a educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Patricia Shaiane da Silva Silveira, Fernanda Lima, Carla Beatriz Spohr

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.