REFERENCIAL FREIREANO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1890

Resumo

Conhecido mundialmente por sua atuação na educação de jovens e adultos e por ser autor de diversas obras, Freire se tornou uma importante referência para o ensino. Compreender suas obras e relacionar com o ensino e aprendizagem significativa de ciências é uma necessidade, especialmente no contexto atual em que professores e alunos passaram pela experiência do isolamento social causado pela COVID-19. O retorno às atividades presenciais tem desafiado educadores a refletir e identificar questões que busquem a melhoria dos processos de ensino para que os alunos aprendam significativamente. Nesse sentido, esta pesquisa busca respostas à questão: de que maneira o referencial teórico de Paulo Freire vem sendo abordado no ensino-aprendizagem de ciências? Para responder à questão norteadora, este trabalho tem como objetivo principal identificar a potencialidade de aplicação do referencial freireano em processos de ensino-aprendizagem de ciências. Para a realização da pesquisa e análise dos dados coletados as abordagens escolhidas foram: uma pesquisa bibliográfica que associa o referencial freireano com o ensino e aprendizagem de ciências, e análise de conteúdo. Como resultados foi possível observar que o referencial de Freire abrange diversas possibilidades de aplicação para o ensino de Ciências, tanto com relação a conteúdos específicos quanto a metodologias de ensino; isso mostra a importância de estudar seu referencial e buscar adaptações para a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Shaiane da Silva Silveira, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Professora de Ciências e participante do grupo de pesquisa G-MEGA, Navegantes, Santa Catarina, Brasil. Rua Manoel João Bento, número: 63, CEP: 88371457, Navegantes, Brasil.

Fernanda Lima, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Mestra em Ensino (UNIPAMPA). Doutoranda (UNIPAMPA), Uruguaiana/RS-Brasil.

Carla Beatriz Spohr, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Doutora em educação em ciências (UFSM) Profa. Adjunta da UNIPAMPA campus Uruguaiana, RS, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Silveira, P. S. da S., Lima, F. ., & Spohr, C. B. (2025). REFERENCIAL FREIREANO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 39-51. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1890

Edição

Seção

Artigos Científicos