APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AVALIAÇÃO FORMATIVA VIA QUATRO ABORDAGENS DE ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1857Palavras-chave:
avaliação formativa, experimentação, feira de ciência, mapa conceitual, seminárioResumo
Na educação contemporânea, é imprescindível a adoção de estratégias e abordagens didáticas voltadas a aprendizagens envolventes, participativas e significativas. Este estudo empreendeu a tarefa de explorar conexões entre quatro estratégias e abordagens educacionais distintas – “Seminários”, “Feiras de Ciências”, “Experimentações” e “Mapas Conceituais” – e os fundamentos subjacentes à Teoria da Aprendizagem Significativa e à Avaliação Formativa. A identificação inicial de 466 artigos em dois periódicos de grande relevância, seguida pela análise de 20 deles contendo as temáticas investigadas revelou diversidade de estratégias e abordagens, abarcando desde contextos da Educação Básica até os da Educação Superior. Os resultados obtidos revelam uma consistente atenção para aproximar as estratégias de ensino com os princípios teóricos propostos, visando criar ambientes educativos que fomentem aprendizagens com significados e participativas. A categorização dos artigos em Pesquisas Educacionais e Pesquisas de Divulgação Científica ressalta a pluralidade inerente a esse campo de estudo. A abordagem multifacetada identificada nas pesquisas destaca a importância intrínseca de entrelaçar teoria e prática no processo educativo. Tais metodologias promovem uma compreensão profunda, evidenciando a necessidade do processo educativo por meio da aplicação de estratégias educacionais com teorias pedagógicas bem estabelecidas.
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