APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AVALIAÇÃO FORMATIVA VIA QUATRO ABORDAGENS DE ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1857

Palavras-chave:

avaliação formativa, experimentação, feira de ciência, mapa conceitual, seminário

Resumo

Na educação contemporânea, é imprescindível a adoção de estratégias e abordagens didáticas voltadas a aprendizagens envolventes, participativas e significativas. Este estudo empreendeu a tarefa de explorar conexões entre quatro estratégias e abordagens educacionais distintas – “Seminários”, “Feiras de Ciências”, “Experimentações” e “Mapas Conceituais” – e os fundamentos subjacentes à Teoria da Aprendizagem Significativa e à Avaliação Formativa. A identificação inicial de 466 artigos em dois periódicos de grande relevância, seguida pela análise de 20 deles contendo as temáticas investigadas revelou diversidade de estratégias e abordagens, abarcando desde contextos da Educação Básica até os da Educação Superior. Os resultados obtidos revelam uma consistente atenção para aproximar as estratégias de ensino com os princípios teóricos propostos, visando criar ambientes educativos que fomentem aprendizagens com significados e participativas. A categorização dos artigos em Pesquisas Educacionais e Pesquisas de Divulgação Científica ressalta a pluralidade inerente a esse campo de estudo. A abordagem multifacetada identificada nas pesquisas destaca a importância intrínseca de entrelaçar teoria e prática no processo educativo. Tais metodologias promovem uma compreensão profunda, evidenciando a necessidade do processo educativo por meio da aplicação de estratégias educacionais com teorias pedagógicas bem estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, UNB

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Sabrina Nunes Ribas, Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão

Especialista em Gestão Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Faculdade UNINA. Professora do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

André Luís Silva da Silva, UNIPAMPA

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pablo Andrei Nogara, IFRS

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFRS), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

André Luís Miranda de Barcellos Coelho, UNB

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, UNB

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Khalil Oliveira Portugal, UNB

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor no Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Ferreira, M., Ribas, S. N., Silva, A. L. S. da, Nogara, P. A., Coelho, A. L. M. de B., Silva Filho, O. L. da, & Portugal, K. O. (2024). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AVALIAÇÃO FORMATIVA VIA QUATRO ABORDAGENS DE ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 181-202. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1857

Edição

Seção

Artigos Científicos