PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • simone Lopes Smiderle Alves Instituto Federal do Espírito Santo, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4599-4585
  • Keila Crystyna Brito e Silva Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo da Marinha do Brasil, ES, Brasil
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espirito Santo, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7708-4597
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1824

Palavras-chave:

Cultura Maker, Educação infantil, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados advindos de uma prática pedagógica da cultura Maker e suas contribuições para a educação infantil mediante a aplicação de um experimento com uma turma de grupo 5 de uma escola pública no município da Serra, cujo desafio foi a construção de um carrinho movido a ar, com a utilização de materiais recicláveis, no qual às crianças de forma lúdica aprenderam conceitos de física, habilidades de coordenação motora, autonomia, mediação de conflitos e resolução de problemas com ideias criativas e inovadoras. Como resultado, constatamos que as crianças literalmente colocaram a mão na massa, vivenciando na prática seu protagonismo no processo de aprendizado. De forma semelhante, replicamos a prática com um grupo de adultos de uma turma do Programa de Pós-graduação em Educação. Por conseguinte, os resultados evidenciaram que ambos os grupos aprenderam por meio da brincadeira ao explorarem o processo de criação, haja vista que não há soluções certas ou erradas, apenas formas diferentes de solucionar problemas.

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Biografia do Autor

simone Lopes Smiderle Alves, Instituto Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em: Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (UFES); Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduada em Pedagogia (UFES). Tem experiência na área de Educação, atuando nas seguintes temáticas: Educação Básica, Direito à educação, Fundeb, Federalismo, Financiamento da educação básica, Políticas educacionais; Ensino de Ciências, Robótica educacional, Uso e Apropriação pedagógico das TICs. Integra os grupos de pesquisa: Pros@Tec Tecnologias Digitais e Computação na Educação (IFES Cefor); Federalismo e Políticas Educacionais (UFES); Membro do Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Membro da equipe editorial da Revista Sala de Aula em Foco do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática Instituto Federal do Espírito Santo. Professora estatutária da Educação Básica pela Prefeitura Municipal da Serra e desde 2022 exerce a função de Diretora Escolar do CMEI Nilda Vanette.

Keila Crystyna Brito e Silva, Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo da Marinha do Brasil, ES, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT). Mestre em Ensino Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Especialista em Gestão e Docência em Educação a Distância pela UFSC, e em Administração e Marketing. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente sou docente na ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO ESPÍRITO SANTO da Marinha do Brasil. 

Carlos Roberto Pires Campos, Instituto Federal do Espirito Santo, ES, Brasil

Licenciado em Ciências Sociais e Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1988 e 1990), Especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional da UFRJ, (2012), doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e Pós-Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia pelo CEFET-RJ (2015). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nos níveis mestrado e doutorado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vila Velha. É Líder do Grupo de Pesquisa DIVIPOP, que trata das relações entre a Divulgação Científica em espaços de educação não formal da perspectiva CTSA. Tem experiência no estudo dos espaços não formais, Evolução Humana, Arqueologia Histórica e Pré-Colonial, Geologia dos Ambientes Costeiros e nas disciplinas pedagógicas, desenvolvendo atualmente o projeto de pesquisa intitulado "Aulas de Campo como metodologia pedagógica no Ensino de Ciências. Desde 2019 está em desenvolvimento uma investigação arqueológica no sítio pré-colonial Rio Preto I, Presidente Kennedy, ES, na bacia sedimentar do Itabapoana, buscando articular arqueologia, malacologia, paleontologia e ensino de ciências. Está em desenvolvimento um projeto de Extensão junto à prefeitura de Vila Velha sobre espaços potencialmente educativos e ensino de geociências, materializado em uma formação continuada de professores para o ensino de Geociências. Neste projeto começamos a construir um kit pedagógico para ensino de rochas e minerais, o qual está sendo avaliado por professores da educação básica. 

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, ES, Brasil

Professora Titular e Pesquisadora no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Atuando na área de inovação pedagógica com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tecnologias educacionais, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem. Professora de cursos técnico e de graduação, além de atuar na formação inicial e continuada de professores em diversos níveis: aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado profissional, tanto em modalidades presenciais quanto a distância.Realizou estágio pós-doutoral na Universidade HAMK, na Finlândia, em 2019. Possui duplo doutorado, sendo um em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2018), e outro em Educação pela Universidad del Norte, Paraguai (2014), além de um Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2000). Em 2022, concluiu o curso International Professional Teacher Education na Universidade de Hamk, Finlândia.Graduada em Engenharia de Petróleo (2006) e Administração de Empresas (1999) pela Universidade de Vila Velha, Brasil. Participou dos programas VET Teachers for the Future (2016) e FiTT - Finnish Teacher Trainer Diploma (2017), frutos de uma colaboração entre os governos brasileiro e finlandês, realizados nas universidades de Hamk e Tamk, na Finlândia. 

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Alves, simone L. S. ., Silva, K. C. B. e ., Campos, C. R. P. ., & Passos, M. L. S. . (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 23-41. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1824

Edição

Seção

Artigos Científicos