PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1824Palavras-chave:
Cultura Maker, Educação infantil, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo apresenta os resultados advindos de uma prática pedagógica da cultura Maker e suas contribuições para a educação infantil mediante a aplicação de um experimento com uma turma de grupo 5 de uma escola pública no município da Serra, cujo desafio foi a construção de um carrinho movido a ar, com a utilização de materiais recicláveis, no qual às crianças de forma lúdica aprenderam conceitos de física, habilidades de coordenação motora, autonomia, mediação de conflitos e resolução de problemas com ideias criativas e inovadoras. Como resultado, constatamos que as crianças literalmente colocaram a mão na massa, vivenciando na prática seu protagonismo no processo de aprendizado. De forma semelhante, replicamos a prática com um grupo de adultos de uma turma do Programa de Pós-graduação em Educação. Por conseguinte, os resultados evidenciaram que ambos os grupos aprenderam por meio da brincadeira ao explorarem o processo de criação, haja vista que não há soluções certas ou erradas, apenas formas diferentes de solucionar problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 simone Lopes Smiderle Alves, Keila Crystyna Brito e Silva, Carlos Roberto Pires Campos, Marize Lyra Silva Passos

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.