A MÚSICA NA DIDÁTICA EM CIÊNCIAS
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS ANAIS DO ENEQ
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1821Palavras-chave:
música, Didática em Ciências, EneqResumo
A utilização da música em sala de aula tem se mostrado uma estratégia com potencial para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo levantar e analisar as produções que se apropriam da música no ensino de Ciências, publicadas nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), no período de 2012 a 2023. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de caráter bibliográfico, com o intuito de traçar um panorama e identificar como a música tem sido utilizada no ensino de Ciências. Os dados foram subdivididos em duas categorias de análise: I - a música como recurso didático; e, II - a música como abordagem de conceito científico. Os resultados mostraram que, em relação à categoria I, temos a maior quantidade de trabalhos (87,5% das produções selecionadas). Na categoria II, tivemos 12,5% de produções. Essa revisão mostrou que práticas didático-pedagógicas que utilizam a música em sala de aula podem, de fato, provocar mudanças nas percepções dos(as) estudantes e colaborar na aprendizagem do conteúdo específico. Ademais, a música pode ainda colaborar no ensino de Ciências para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, concentração, comunicação, pensamento crítico, entre outros.
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