A MÚSICA NA DIDÁTICA EM CIÊNCIAS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS ANAIS DO ENEQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1821

Palavras-chave:

música, Didática em Ciências, Eneq

Resumo

A utilização da música em sala de aula tem se mostrado uma estratégia com potencial para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo levantar e analisar as produções que se apropriam da música no ensino de Ciências, publicadas nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), no período de 2012 a 2023. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de caráter bibliográfico, com o intuito de traçar um panorama e identificar como a música tem sido utilizada no ensino de Ciências. Os dados foram subdivididos em duas categorias de análise: I - a música como recurso didático; e, II - a música como abordagem de conceito científico. Os resultados mostraram que, em relação à categoria I, temos a maior quantidade de trabalhos (87,5% das produções selecionadas). Na categoria II, tivemos 12,5% de produções. Essa revisão mostrou que práticas didático-pedagógicas que utilizam a música em sala de aula podem, de fato, provocar mudanças nas percepções dos(as) estudantes e colaborar na aprendizagem do conteúdo específico. Ademais, a música pode ainda colaborar no ensino de Ciências para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, concentração, comunicação, pensamento crítico, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza da UFU, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Campus Pontal, Bloco C, Rua 20, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba, MG, CEP 38304-402. 

Paulo Vitor Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor de Ciências e Química em escolas públicas e privadas de Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Atuou como professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), onde exerceu os cargos de Coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Ensino de Ciências e Matemática, e Coordenador Adjunto do Programa Novos Caminhos/MEC. Presidiu o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do primeiro Curso de Licenciatura do IF Goiano - Campus Catalão: Graduação em Ciências Naturais. Atualmente, é professor no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da UFU e integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Também atuou como docente orientador do Programa Residência Pedagógica na UFU e nos Estágios Supervisionados em Ensino de Química do ICENP/UFU. Em experiências anteriores, foi proponente e coordenador dos projetos de extensão: Criança na Música, financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC); A Ciência dos Modelos de Foguetes; Trabalho de Educação, Ciência e Arte (TeciArte); Ações para Integração Social de Pessoas em Situação de Rua em Catalão; e o uso de modelos de simulação baseados em Inteligência Artificial no Ensino de Ciências. Na UFU, coordena o projeto de extensão "Vamos modelar e discutir ciência com a gente?" (Registro SIEX/UFU 30881), desenvolvendo intervenções didático-pedagógicas em colaboração com estudantes e professores da Educação Básica, dos cursos de Química, Física e Biologia do ICENP/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, nas perspectivas interdisciplinar e inclusiva, em escolas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação em Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: modelos e modelagem, Inteligência Artificial no ensino de Ciências/Química, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Inclusão e Educação de Jovens e Adultos. 

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Ferreira, M. R. ., & Teodoro, P. V. . (2025). A MÚSICA NA DIDÁTICA EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS ANAIS DO ENEQ. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 7-22. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1821

Edição

Seção

Artigos Científicos