PERSPECTIVAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1809

Palavras-chave:

pensamento computacional, modelagem e simulação, proposições e resoluções de problemas, ensino de física.

Resumo

Diante do panorama de estudos e discussões no campo da educação, este artigo resultou do objetivo de investigar como o pensamento computacional vem sendo integrado ao ensino de física. As análises e discussões apresentadas derivam metodologicamente de passos sistêmicos delineados com base em pressupostos de revisões integrativas da literatura. O protocolo foi elaborado para selecionar estudos correlatos tanto na literatura nacional quanto na internacional. Os resultados sugerem se tratar de uma temática atual, e uma tendência na valorização da criatividade e da capacidade crítica inerentes a pensar computacionalmente, por meio de processos didáticos baseados em duas perspectivas: uso de softwares de modelagem e simulação; e práticas de proposições e resoluções de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fabiano Lucas Araújo, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em ensino de física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor da Secretaria Estadual de Educação (SEEC) e da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (SME), Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com Doutorado Sanduíche na  University  of  Georgia, EUA.  Pós-doutorado em Educação Matemática, University of Delaware, USA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil. Av. Juvêncio Arruda, s/n - Universitário, Campina Grande - PB

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Araújo, L. F. L., & Andrade, S. de. (2025). PERSPECTIVAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO ENSINO DE FÍSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 7-24. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1809

Edição

Seção

Artigos Científicos