AVALIAÇÃO DO USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA ANATOMIA CARDÍACA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1803Palavras-chave:
Impressão 3D cardíaca, Anatomia Cardíaca, Modelos Embriológicos, Educação médicaResumo
O uso da impressão 3D tem sido bem-sucedido em diversas áreas, incluindo a educação médica, que pode se beneficiar da impressão 3D para oferecer um espaço de aprendizagem mais interessante e aprimorado. O objetivo do presente estudo foi produzir e avaliar o uso de modelos 3D anatômicos impressos do coração usados como recursos didáticos na formação de alunos de medicina. Para isso, foram produzidos modelos 3D impressos de corações adultos e pediátricos com anomalias cardíacas congênitas, e modelos demonstrativos da formação embrionária do coração. Foram incluídos neste estudo 138 alunos, que estavam distribuídos em dois grupos (controle e impressão 3D). Os grupos foram avaliados por meio de pré-teste e pós-teste, que avaliou o aprendizado dos alunos acerca do entendimento de anatomia e embriologia cardíaca. Os resultados demonstraram que o grupo 3D apresentou resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle (p<0,05). Dessa forma, sugere-se uma maior eficácia do ensino com a utilização dos modelos 3D impressos. Além disso, um questionário de autossatisfação foi utilizado para avaliar o feedback dos alunos e mostrou que os alunos ficaram satisfeitos com o uso das peças 3D em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Juliana Cadilho da Silva Abrantes, Davi Shunji Yahiro, Daniel Gama das Neves, Bernardo Fróes Demier, D’Angelo Carlo Magliano, Cláudio Tinoco Mesquita
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.