AVALIAÇÃO DO USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA ANATOMIA CARDÍACA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1803

Palavras-chave:

Impressão 3D cardíaca, Anatomia Cardíaca, Modelos Embriológicos, Educação médica

Resumo

O uso da impressão 3D tem sido bem-sucedido em diversas áreas, incluindo a educação médica, que pode se beneficiar da impressão 3D para oferecer um espaço de aprendizagem mais interessante e aprimorado. O objetivo do presente estudo foi produzir e avaliar o uso de modelos 3D anatômicos impressos do coração usados como recursos didáticos na formação de alunos de medicina. Para isso, foram produzidos modelos 3D impressos de corações adultos e pediátricos com anomalias cardíacas congênitas, e modelos demonstrativos da formação embrionária do coração. Foram incluídos neste estudo 138 alunos, que estavam distribuídos em dois grupos (controle e impressão 3D). Os grupos foram avaliados por meio de pré-teste e pós-teste, que avaliou o aprendizado dos alunos acerca do entendimento de anatomia e embriologia cardíaca. Os resultados demonstraram que o grupo 3D apresentou resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle (p<0,05). Dessa forma, sugere-se uma maior eficácia do ensino com a utilização dos modelos 3D impressos. Além disso, um questionário de autossatisfação foi utilizado para avaliar o feedback dos alunos e mostrou que os alunos ficaram satisfeitos com o uso das peças 3D em sala de aula.

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Biografia do Autor

Juliana Cadilho da Silva Abrantes, UFF

Mestre em Ciências Cardiovasculares (UFF). Aluna da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Davi Shunji Yahiro, UFF

Graduado em Medicina (UFF). Aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Daniel Gama das Neves, UFRJ

Graduando em Engenharia (UFRJ). Aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Bernardo Fróes Demier, UFF

Graduando em Medicina (UFF). Aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

D’Angelo Carlo Magliano, UFF

Doutor em Ciências - Biologia Humana e Experimental (UERJ). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Cláudio Tinoco Mesquita, UFF

Professor Associado de Medicina Radiologia Medicina Nuclear da Universidade Federal Fluminense (UFF), Health, Science & Education Lab, sala 13, segundo andar , Hospital Universitário Antônio Pedro , Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Abrantes, J. C. da S. ., Yahiro, D. S., Gama das Neves, D. ., Fróes Demier, B. ., Carlo Magliano, D., & Mesquita, C. T. M. (2024). AVALIAÇÃO DO USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA ANATOMIA CARDÍACA . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 85-95. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1803

Edição

Seção

Artigos Científicos