UM E-BOOK COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1799

Resumo

Propostas de educação interdisciplinar e pensamento crítico são fundamentais para atender às novas demandas sociais nos temas contemporâneos que permeiam diversas disciplinas didáticas. Este estudo se concentrou na elaboração de um produto educacional - um e-book abrangente - que oferece formação contínua para professores e gestores escolares na temática contemporânea da educação para o consumo. Desenvolvido durante o programa de mestrado profissional em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, o e-book resultou de uma revisão abrangente da literatura e sugestões de aplicações práticas. O produto buscou se alinhar com os referenciais da educação para o consumo, sensibilizando os alunos durante práticas pedagógicas interdisciplinares e apoiando os educadores na inclusão dessa temática em suas salas de aula. Os resultados destacam o potencial do e-book para contribuir significativamente com a formação continuada dos professores, através de estratégias pedagógicas que promovem o raciocínio crítico e a integração entre disciplinas, alinhando-se às necessidades educacionais atuais

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Biografia do Autor

Graziela Martins Jordão, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Municipal de Blumenau FURB, com foco na Linha de Pesquisa em Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, e em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI. Licenciada em Matemática pela Faculdade Leonardo Da Vinci - Uniasselvi, Bacharel em Administração com Ênfase em Finanças pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Graduanda no Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - UDESC. Professora há 8 anos no Estado de Santa Catarina e 2 anos no Município de Florianópolis, ministrando aulas de Matemática, Educação Financeira e disciplinas eletivas na área. Conta com 8 anos de experiência na Educação Básica e 14 anos no mercado financeiro e bancário.

Arleide Rosa da Silva, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Jordão, G. M. ., & Silva, A. R. da . (2025). UM E-BOOK COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 185-198. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1799

Edição

Seção

Produto Educacional