MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS
O QUE TEM SIDO PRODUZIDO?
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1783Palavras-chave:
Material Potencialmente Significativo, Aprendizagem Significativa, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Com a finalidade de proporcionar aprendizagens significativas, professores e pesquisadores têm utilizado a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) criada por David Ausubel, a qual possui duas premissas centrais: (1) o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo e (2) o estudante deve apresentar uma predisposição para aprender a fim de relacionar os novos conhecimentos aos seus conhecimentos prévios. Desta forma, a elaboração de Materiais Potencialmente Significativos (MPS) torna-se uma temática importante quando se trata de promoção de uma aprendizagem significativa. Nesta perspectiva levantamos a seguinte questão: os MPS elaborados apresentam evidências que os caracterizam como potencialmente significativos para os estudantes? Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) utilizando os passos de Kitchenham e Charters: (1) planejamento, (2) condução e (3) relato da revisão, cujo objetivo é conhecer como o MPS tem sido desenvolvido e utilizado, bem como os tipos. A partir de certos critérios chega-se em 11 artigos que apesar das potencialidades dos MPS há necessidade de melhorias para garantir uma abordagem mais holística e alinhada com os princípios da TAS.
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