MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS

O QUE TEM SIDO PRODUZIDO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1783

Palavras-chave:

Material Potencialmente Significativo, Aprendizagem Significativa, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Com a finalidade de proporcionar aprendizagens significativas, professores e pesquisadores têm utilizado a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) criada por David Ausubel, a qual possui duas premissas centrais: (1) o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo e (2) o estudante deve apresentar uma predisposição para aprender a fim de relacionar os novos conhecimentos aos seus conhecimentos prévios. Desta forma, a elaboração de Materiais Potencialmente Significativos (MPS) torna-se uma temática importante quando se trata de promoção de uma aprendizagem significativa. Nesta perspectiva levantamos a seguinte questão: os MPS elaborados apresentam evidências que os caracterizam como potencialmente significativos para os estudantes? Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) utilizando os passos de Kitchenham e Charters: (1) planejamento, (2) condução e (3) relato da revisão, cujo objetivo é conhecer como o MPS tem sido desenvolvido e utilizado, bem como os tipos.  A partir de certos critérios chega-se em 11 artigos que apesar das potencialidades dos MPS há necessidade de melhorias para garantir uma abordagem mais holística e alinhada com os princípios da TAS.

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Biografia do Autor

João dos Santos Cabral Neto, Instituto Federal do Amazonas, Brasil

João dos Santos Cabral Neto concluiu o doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos em 2004. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, atuando no curso de Licenciatura em Física e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Gonçalves, K. M., & Cabral Neto, J. dos S. (2025). MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO?. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 227-247. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1783

Edição

Seção

Artigos Científicos