ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO SEXUAL POR MEIO DE UMA UEPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1764

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, UEPS, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a potencialidade do uso de diversos recursos didáticos em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Educação Sexual (ES), no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A sequência da UEPS priorizou o uso de recursos como jogos, vídeos, aplicativo de realidade aumentada e textos informativos, tendo como foco a abordagem do câncer de colo de útero e de próstata, bem como o sistema genital humano em seus aspectos estruturais e funcionais. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados atividades de pré e pós-teste, jogos na plataforma Wordwall e diário de bordo. A UEPS foi aplicada em uma turma de 22 alunos da EJA, em uma escola estadual da cidade de Porto Velho-RO. Os resultados apontaram uma evolução no conhecimento dos estudantes sobre ES, sendo que nas avaliações via jogos interativos os resultados foram melhores e este recurso foi o que os estudantes destacaram como mais relevante. A diversidade de recursos didáticos utilizados ao longo da abordagem dos conceitos, alinhada aos pressupostos da UEPS, proporcionou uma aprendizagem significativa sobre ES na turma de EJA participante da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane de carvalho Lima, Secretária do Estado de Rondônia.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora da educação básica no estado de Rondônia – RO

Alana Neto Zoch, UPF

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Aline Locatelli, UPF

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santas Maria (UFSM). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado

2024-12-16

Como Citar

de carvalho Lima, G., Neto Zoch, A., & Locatelli, A. (2024). ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO SEXUAL POR MEIO DE UMA UEPS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 377-393. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1764

Edição

Seção

Produto Educacional