ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO SEXUAL POR MEIO DE UMA UEPS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1764Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, UEPS, Aprendizagem SignificativaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a potencialidade do uso de diversos recursos didáticos em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Educação Sexual (ES), no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A sequência da UEPS priorizou o uso de recursos como jogos, vídeos, aplicativo de realidade aumentada e textos informativos, tendo como foco a abordagem do câncer de colo de útero e de próstata, bem como o sistema genital humano em seus aspectos estruturais e funcionais. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados atividades de pré e pós-teste, jogos na plataforma Wordwall e diário de bordo. A UEPS foi aplicada em uma turma de 22 alunos da EJA, em uma escola estadual da cidade de Porto Velho-RO. Os resultados apontaram uma evolução no conhecimento dos estudantes sobre ES, sendo que nas avaliações via jogos interativos os resultados foram melhores e este recurso foi o que os estudantes destacaram como mais relevante. A diversidade de recursos didáticos utilizados ao longo da abordagem dos conceitos, alinhada aos pressupostos da UEPS, proporcionou uma aprendizagem significativa sobre ES na turma de EJA participante da pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Geane de carvalho Lima, Alana Neto Zoch, Aline Locatelli
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.