A CONTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
UM ESTUDO EM TECNODOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1756Palavras-chave:
Educação, Interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
A formação de licenciandos enfrenta dificuldades ao lidar com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), e a inserção de experiências tecnodocentes inova com estratégias para superar esses desafios. O desenvolvimento de Material Autoral Digital Educacional (MADE) do tipo livro-jogo integra as TDICs na prática docente e surge como uma alternativa para promover uma abordagem centrada no estudante. O objetivo deste trabalho é analisar de que maneira um MADE desenvolvido por licenciandos de uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) pode contribuir para a formação de professores no contexto da Tecnodocência. A pesquisa qualitativa e exploratória descreve e interpreta o MADE com base nos pressupostos teóricos da Tecnodocência, apresentando duas categorias: interdisciplinaridade e integração entre docência e TDICs. O MADE em questão integra quatro áreas do conhecimento (Ciências Biológicas, Educação Física, História e Química), abordando conteúdos como glândulas hormonais, Yoga, religião e elementos químicos utilizando quatro princípios da Tecnodocência. Os resultados mostram que o MADE inovou no processo de aprendizagem e ajudou os licenciandos a desenvolverem habilidades essenciais para a prática docente futura. A interdisciplinaridade e a integração entre docência e TDICs mostraram-se relevantes para uma formação mais abrangente e contextualizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Francisco Leonardo Araújo Jesuino, Lídia Carla Cavalcante de Medeiros, Luciana de Lima, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.