A CONTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

UM ESTUDO EM TECNODOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1756

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A formação de licenciandos enfrenta dificuldades ao lidar com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), e a inserção de experiências tecnodocentes inova com estratégias para superar esses desafios. O desenvolvimento de Material Autoral Digital Educacional (MADE) do tipo livro-jogo integra as TDICs na prática docente e surge como uma alternativa para promover uma abordagem centrada no estudante. O objetivo deste trabalho é analisar de que maneira um MADE desenvolvido por licenciandos de uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) pode contribuir para a formação de professores no contexto da Tecnodocência. A pesquisa qualitativa e exploratória descreve e interpreta o MADE com base nos pressupostos teóricos da Tecnodocência, apresentando duas categorias: interdisciplinaridade e integração entre docência e TDICs. O MADE em questão integra quatro áreas do conhecimento (Ciências Biológicas, Educação Física, História e Química), abordando conteúdos como glândulas hormonais, Yoga, religião e elementos químicos utilizando quatro princípios da Tecnodocência. Os resultados mostram que o MADE inovou no processo de aprendizagem e ajudou os licenciandos a desenvolverem habilidades essenciais para a prática docente futura. A interdisciplinaridade e a integração entre docência e TDICs mostraram-se relevantes para uma formação mais abrangente e contextualizada.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco Leonardo Araújo Jesuino, UFC

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lídia Carla Cavalcante de Medeiros, UFC

Graduada em Sistemas de Informação - Instituto Luterano de Ensino Superior (2009). Pós-graduada em docência no Ensino Superior- Faculdade Sinergia (2015). Atuou como professora do SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA e da educação básica de ensino de Navegantes (2011-2020). Desenvolveu trabalhos de treinamento como formadora na área de tecnologias educacionais e maker na empresa Amado Maker (2016-2022). Possui experiência em estudo da expansão e modernização de tecnologias educacionais e inclusão digital. Participou como convidada de atividades relacionadas a educação desde os anos iniciais até em aulas da graduação e pós-graduação.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em
Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em
Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE
(2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em

Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-
Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da

Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como
professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no
Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa
Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de
Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de
Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade,
Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, UFC

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Araújo Jesuino, F. L., Cavalcante de Medeiros, L. C., de Lima, L., & Lima Vasconcelos, F. H. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:: UM ESTUDO EM TECNODOCÊNCIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 25-36. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1756

Edição

Seção

Artigos Científicos