SIMULAÇÃO VIRTUAL DE GEOMETRIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1741

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Aprendizagem, Geometria Molecular

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática realizada nas aulas de Química, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar a ocorrência da ancoragem efetiva entre o novo conhecimento e seus conhecimentos prévios, avaliando desta forma, novas possibilidades de aprendizagem significativa, segundo Ausubel. Consistiu de aulas práticas e teóricas, em sala de aula e no laboratório de informática, com o uso do simulador virtual Geometria Molecular, disponível na plataforma Physics Education Technology (PhET). A partir das análises dos questionários aplicados, verificamos que o objetivo proposto pela Sequência Didática foi plenamente alcançado, pois 100% dos alunos conseguiram realizar as duas tarefas propostas sozinhos e sem dificuldades, demonstrando terem fortalecido o subsunçor formas geométricas, dando a ele novo significado, com maior riqueza de detalhes e conceitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Andrade Manfio, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, RS, Brasil

Doutora - Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Mestre de Ensino Médio e Técnico – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Rua Maura Aparecida Amaro Romão, s/n, Água do Jacu, 19880-000, Cândido Mota, São Paulo, Brasil.

Marcelo Maia Cirino, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, RS, Brasil

Doutor - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Doutor Associado – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário, 86057-970, Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Manfio, R. A., & Cirino, M. M. (2025). SIMULAÇÃO VIRTUAL DE GEOMETRIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 149-166. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1741

Edição

Seção

Artigos Científicos