SIMULAÇÃO VIRTUAL DE GEOMETRIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO
UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1741Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino, Aprendizagem, Geometria MolecularResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática realizada nas aulas de Química, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar a ocorrência da ancoragem efetiva entre o novo conhecimento e seus conhecimentos prévios, avaliando desta forma, novas possibilidades de aprendizagem significativa, segundo Ausubel. Consistiu de aulas práticas e teóricas, em sala de aula e no laboratório de informática, com o uso do simulador virtual Geometria Molecular, disponível na plataforma Physics Education Technology (PhET). A partir das análises dos questionários aplicados, verificamos que o objetivo proposto pela Sequência Didática foi plenamente alcançado, pois 100% dos alunos conseguiram realizar as duas tarefas propostas sozinhos e sem dificuldades, demonstrando terem fortalecido o subsunçor formas geométricas, dando a ele novo significado, com maior riqueza de detalhes e conceitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Renata Andrade Manfio, Marcelo Maia Cirino

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
 
						