O FORMATO MULTIPAPER NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1739

Palavras-chave:

Pós-graduação, Teses e dissertações multipaper, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

O formato de teses e dissertações multipaper é caracterizado pela apresentação de uma sequência de artigos dentro de um único documento, integrado por uma introdução contextual e uma conclusão que sintetiza os resultados da pesquisa. Esse método tem despertado interesse nos programas de pós-graduação, pois oferece vantagens como maior visibilidade e disseminação dos resultados, ao permitir a publicação antecipada de partes da tese em revistas científicas especializadas. Essa prática amplia o alcance dos estudos e promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores, sendo ainda favorecida pela obtenção de feedback mais rápido por meio do processo de revisão pelos pares. No entanto, o gerenciamento eficiente do tempo e dos recursos, a produção simultânea de vários artigos e a falta de diretrizes claras em muitos programas de pós-graduação são considerados desafios. Uma análise de 66 programas brasileiros de pós-graduação em ciências e/ou matemática revelou que a maioria não inclui referências ao formato multipaper em suas normativas. Dessa forma, sugere-se uma discussão mais aprofundada sobre a adoção desse formato, visando sua maior aceitação e integração no cenário nacional de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Giovanni Paz, Universidade Federal do ABC, Brasil

Doutor e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Professor de Ciências Naturais na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), São Paulo, SP, Brasil. Endereço: Rua Conceição da Brejaúba, 68. Jardim Popular, 03671-010, São Paulo, SP, Brasil.

Claudio Locatelli, Universidade Federal do ABC, Brasil

Doutor e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenador da área de Formação de Professores da Centro Universitário de Tecnologia e Artes (UniBTA), São Paulo, SP, Brasil. Endereço: Rua Afonso Sardinha, Lapa, 05076-000, São Paulo, SP, Brasil.

Carla Florentino, Universidade Federal do ABC, Brasil

- Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Endereço: Avenida dos Estados, 5001, Bangú, 09280-560, Santo André, SP, Brasil.

Maria Pereira, Universidade Federal do ABC, Brasil

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil. Endereço: Avenida dos Estados, 5001, Bangú, 09280-560, Santo André, SP, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Paz, G., Locatelli, C. ., Florentino, C., Pereira, M. ., & Locatelli, S. (2025). O FORMATO MULTIPAPER NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 113-123. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1739

Edição

Seção

Artigos Científicos