O FORMATO MULTIPAPER NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1739Palavras-chave:
Pós-graduação, Teses e dissertações multipaper, Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
O formato de teses e dissertações multipaper é caracterizado pela apresentação de uma sequência de artigos dentro de um único documento, integrado por uma introdução contextual e uma conclusão que sintetiza os resultados da pesquisa. Esse método tem despertado interesse nos programas de pós-graduação, pois oferece vantagens como maior visibilidade e disseminação dos resultados, ao permitir a publicação antecipada de partes da tese em revistas científicas especializadas. Essa prática amplia o alcance dos estudos e promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores, sendo ainda favorecida pela obtenção de feedback mais rápido por meio do processo de revisão pelos pares. No entanto, o gerenciamento eficiente do tempo e dos recursos, a produção simultânea de vários artigos e a falta de diretrizes claras em muitos programas de pós-graduação são considerados desafios. Uma análise de 66 programas brasileiros de pós-graduação em ciências e/ou matemática revelou que a maioria não inclui referências ao formato multipaper em suas normativas. Dessa forma, sugere-se uma discussão mais aprofundada sobre a adoção desse formato, visando sua maior aceitação e integração no cenário nacional de pós-graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Giovanni Paz, Claudio Locatelli, Carla Florentino, Maria Pereira, Solange Locatelli

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.