QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC) 2011 - 2021

CARACTERIZAÇÃO DE TEMAS E CONJECTURAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1720

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas Controversas; Formação de Professores de Ciências; Ensino de Ciências.

Resumo

A pesquisa apresentada trata  das  discussões vinculadas ao ensino de ciências e a formação de professores, especificamente em sua  associação  com  o  que  se  denomina  como  Questões  Sociocientíficas Controversas (QSC). Neste primeiro momento dirigindo-se ao entendimento do tema na área de ensino por meio de um estudo que tem como finalidade apresentar as características das pesquisas em QSC concatenadas à formação de professores de ciências identificadas entre as edições de 2011 e de 2021 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). No total, obtivemos o retorno de 15 trabalhos que tratavam de Questões Sociocientíficas Controversas juntamente com a Formação  Docente,  após  a  busca  por  descritores  previamente  determinados encontrados  nos  títulos,  palavras-chaves  ou  que  indicassem  nos  resumos  dos trabalhos, utilizando como matéria de estudo os Anais do ENPEC. Continuamente, realizamos  um  exame  de  natureza  quanti-qualitativa,  por  meio  de  uma  revisão integrativa dos trabalhos encontrados. A leitura na íntegra e análise da síntese de dados  de  cada  trabalho  publicado  proporcionou a  criação  de  três  categorias, referentes à classificação destes trabalhos, sendo elas: I - abordagens e concepções sobre ciência e questões sociocientíficas; II - currículo e práticas pedagógicas; e III - levantamento de produção científica. As confluências entre QSC e a formação de professores de ciências mostram observações pertinentes que discorrem para além das problemáticas da educação em ciências e do ensino, pautadas nas concepções da natureza científica e nas controvérsias científicas, o binômio formação-prática constante  no  fazer  docente  encontra  adversidades  de  características epistemológica concentrando seu cerne no percurso formativo e continuado no processo de formação de professores de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Santos, P., & Vieira, E. P. de P. . (2025). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC) 2011 - 2021: CARACTERIZAÇÃO DE TEMAS E CONJECTURAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 291-304. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1720

Edição

Seção

Artigos Científicos