QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC) 2011 - 2021
CARACTERIZAÇÃO DE TEMAS E CONJECTURAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1720Palavras-chave:
Questões Sociocientíficas Controversas; Formação de Professores de Ciências; Ensino de Ciências.Resumo
A pesquisa apresentada trata das discussões vinculadas ao ensino de ciências e a formação de professores, especificamente em sua associação com o que se denomina como Questões Sociocientíficas Controversas (QSC). Neste primeiro momento dirigindo-se ao entendimento do tema na área de ensino por meio de um estudo que tem como finalidade apresentar as características das pesquisas em QSC concatenadas à formação de professores de ciências identificadas entre as edições de 2011 e de 2021 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). No total, obtivemos o retorno de 15 trabalhos que tratavam de Questões Sociocientíficas Controversas juntamente com a Formação Docente, após a busca por descritores previamente determinados encontrados nos títulos, palavras-chaves ou que indicassem nos resumos dos trabalhos, utilizando como matéria de estudo os Anais do ENPEC. Continuamente, realizamos um exame de natureza quanti-qualitativa, por meio de uma revisão integrativa dos trabalhos encontrados. A leitura na íntegra e análise da síntese de dados de cada trabalho publicado proporcionou a criação de três categorias, referentes à classificação destes trabalhos, sendo elas: I - abordagens e concepções sobre ciência e questões sociocientíficas; II - currículo e práticas pedagógicas; e III - levantamento de produção científica. As confluências entre QSC e a formação de professores de ciências mostram observações pertinentes que discorrem para além das problemáticas da educação em ciências e do ensino, pautadas nas concepções da natureza científica e nas controvérsias científicas, o binômio formação-prática constante no fazer docente encontra adversidades de características epistemológica concentrando seu cerne no percurso formativo e continuado no processo de formação de professores de Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Pamella Santos, Eduardo Paiva de Pontes Vieira

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.