ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1713Palavras-chave:
Estágio docência, Formação de professores, Prática docenteResumo
O estágio de docência (ED) constitui uma parte importante na formação de professores, possibilitando então a integração entre teoria e prática, promovendo assim a reflexão e, muitas vezes, a ressignificação na atuação docente. No currículo da formação do doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) o ED é obrigatório. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo relatar as vivências e perspectivas durante a experiência na realização do estágio de docência, desenvolvido com estudantes do quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática. A experiência vivenciada pelo professor no estágio de docência é significativa no processo de formação da pós-graduação, visto que proporciona estabelecer reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada neste trabalho tem abordagem qualitativa e está baseada no relato de experiências das ações do estágio de docência no ensino superior. O ED contribuiu para a revisão de aspectos didático-pedagógicos e fundamentos do ensino, na educação superior, ressignificando minha prática docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Devacir de Moraes, Jones Willian Soares de Queiroz, Irene Cristina de Mello

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.