ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1713

Palavras-chave:

Estágio docência, Formação de professores, Prática docente

Resumo

O estágio de docência (ED) constitui uma parte importante na formação de professores, possibilitando então a integração entre teoria e prática, promovendo assim a reflexão e, muitas vezes, a ressignificação na atuação docente. No currículo da formação do doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) o ED é obrigatório. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo relatar as vivências e perspectivas durante a experiência na realização do estágio de docência, desenvolvido com estudantes do quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática. A experiência vivenciada pelo professor no estágio de docência é significativa no processo de formação da pós-graduação, visto que proporciona estabelecer reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada neste trabalho tem abordagem qualitativa e está baseada no relato de experiências das ações do estágio de docência no ensino superior. O ED contribuiu para a revisão de aspectos didático-pedagógicos e fundamentos do ensino, na educação superior, ressignificando minha prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Devacir de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, campus Juína (IFMT). Juína, Mato Grosso, Brasil.

Jones Willian Soares de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Brasil

Doutor em Biotecnologia e Bioconservação-REDE BIONORTE (UFAC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – campus Juína (IFMT). Juína, Mato Grosso, Brasil.

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Moraes, D. de, Queiroz, J. W. S. de ., & Mello, I. C. de . (2025). ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 283-292. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1713

Edição

Seção

Relato de Experiência