UMA ANÁLISE CRÍTICA DE PESQUISAS SOBRE O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1704

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino de Física, Tecnologia, Realidade virtual

Resumo

: Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico e analisar criticamente os artigos selecionados, considerando as diferentes abordagens da Realidade Virtual (RV) no ensino de Física de forma geral, e mais especificamente na Física Moderna, como parte de um estudo para uma tese em desenvolvimento. A metodologia, utilizou as bases de dados, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e SciELO, empregando as combinações das palavras-chave: "realidade virtual", "ensino", "ensino de física", "educação" e "física moderna". Como resultado, foram obtidos 84 artigos que investigaram a utilização da RV no ensino de Física, distribuídos por diferentes áreas do conhecimento. Por fim, foi realizada uma análise crítica de 12 artigos encontrados na área de ensino de física, voltados ao uso da RV. Os resultados indicam que há poucas pesquisas envolvendo o uso da RV no ensino de Física em geral e na Física Moderna especificamente, as quais não atendem plenamente às demandas educacionais. Além disso, há questões pedagógicas, de engenharia, ergonomia, design, avaliação e desenvolvimento de conteúdo que precisam ser mais exploradas nesta área. A RV é uma área altamente interdisciplinar e complexa que pode contribuir significativamente para o ensino da Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richar Duran, UTFPR

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ponta Grossa, Estado Paraná, Brasil.

Romeu Miqueias Szmoski, UTFPR

Doutor. Professor do Departamento de Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná-Brasil

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR

Doutor. Professor do Departamento de Ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná-Brasil.

Adriane Marie Salm Coelho, UFTPR

Doutora. Professora do Departamento de Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Duran, R., Szmoski, R. M. ., Miquelin, A. F. ., & Salm Coelho, A. M. . (2024). UMA ANÁLISE CRÍTICA DE PESQUISAS SOBRE O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 54-69. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1704

Edição

Seção

Artigos Científicos