UMA ANÁLISE CRÍTICA DE PESQUISAS SOBRE O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1704Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Ensino de Física, Tecnologia, Realidade virtualResumo
: Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico e analisar criticamente os artigos selecionados, considerando as diferentes abordagens da Realidade Virtual (RV) no ensino de Física de forma geral, e mais especificamente na Física Moderna, como parte de um estudo para uma tese em desenvolvimento. A metodologia, utilizou as bases de dados, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e SciELO, empregando as combinações das palavras-chave: "realidade virtual", "ensino", "ensino de física", "educação" e "física moderna". Como resultado, foram obtidos 84 artigos que investigaram a utilização da RV no ensino de Física, distribuídos por diferentes áreas do conhecimento. Por fim, foi realizada uma análise crítica de 12 artigos encontrados na área de ensino de física, voltados ao uso da RV. Os resultados indicam que há poucas pesquisas envolvendo o uso da RV no ensino de Física em geral e na Física Moderna especificamente, as quais não atendem plenamente às demandas educacionais. Além disso, há questões pedagógicas, de engenharia, ergonomia, design, avaliação e desenvolvimento de conteúdo que precisam ser mais exploradas nesta área. A RV é uma área altamente interdisciplinar e complexa que pode contribuir significativamente para o ensino da Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Richar Duran, Romeu Miqueias Szmoski, Awdry Feisser Miquelin, Adriane Marie Salm Coelho
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.