PRODUÇÃO DE UM GUIA DE REFERÊNCIAS SOBRE O ENSINO HÍBRIDO PARA DOCENTES COM BASE NA TEORIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Andréia Ambrósio-Accordi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Iury de Almeida Accordi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3458-998X

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1699

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação, Ensino médio integrado, Guia de referência

Resumo

O ensino híbrido combina aulas presenciais e on-line, visando integrar as vantagens de ambos os métodos. Desenvolver um guia de referência para docentes, utilizando as teorias da transposição didática de Chevallard e da aprendizagem significativa de Ausubel, foi o objetivo principal desta pesquisa. Essas teorias auxiliam na adaptação do conhecimento científico para torná-lo ensinável e na conexão do novo conhecimento aos pré-existentes, respectivamente. Utilizando a teoria da transposição didática, foram coletados conceitos e práticas do ensino híbrido e adaptados didaticamente para o guia. A pesquisa incluiu a aplicação de questionários para identificar as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e a incorporação dos princípios da aprendizagem significativa para criar um material acessível e relevante. O guia “Descomplicando o Ensino Híbrido: Guia de Referências para docentes do IFRS” foi desenvolvido, incluindo conceitos, orientações, e exemplos práticos de atividades híbridas. O objetivo foi proporcionar uma aprendizagem significativa e integrar tecnologias digitais na prática pedagógica. O guia seguiu as normativas acadêmicas do IFRS e foi estruturado para maximizar a acessibilidade das informações. O guia preenche uma lacuna no contexto educacional, oferecendo um material potencialmente significativo para capacitar docentes na aplicação do ensino híbrido. A pesquisa destaca a importância dos mestrados profissionais em Informática na Educação para a criação de produtos educacionais que ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Iury de Almeida Accordi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Licenciado em Ciências Biológicas e Pedagogia

Mestre em Ecologia

Doutor em Ciências

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Ambrósio-Accordi, A., & Accordi, I. de A. . (2025). PRODUÇÃO DE UM GUIA DE REFERÊNCIAS SOBRE O ENSINO HÍBRIDO PARA DOCENTES COM BASE NA TEORIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 355-367. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1699

Edição

Seção

Produto Educacional