PRODUÇÃO DE UM GUIA DE REFERÊNCIAS SOBRE O ENSINO HÍBRIDO PARA DOCENTES COM BASE NA TEORIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1699Palavras-chave:
Tecnologias digitais na educação, Ensino médio integrado, Guia de referênciaResumo
O ensino híbrido combina aulas presenciais e on-line, visando integrar as vantagens de ambos os métodos. Desenvolver um guia de referência para docentes, utilizando as teorias da transposição didática de Chevallard e da aprendizagem significativa de Ausubel, foi o objetivo principal desta pesquisa. Essas teorias auxiliam na adaptação do conhecimento científico para torná-lo ensinável e na conexão do novo conhecimento aos pré-existentes, respectivamente. Utilizando a teoria da transposição didática, foram coletados conceitos e práticas do ensino híbrido e adaptados didaticamente para o guia. A pesquisa incluiu a aplicação de questionários para identificar as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e a incorporação dos princípios da aprendizagem significativa para criar um material acessível e relevante. O guia “Descomplicando o Ensino Híbrido: Guia de Referências para docentes do IFRS” foi desenvolvido, incluindo conceitos, orientações, e exemplos práticos de atividades híbridas. O objetivo foi proporcionar uma aprendizagem significativa e integrar tecnologias digitais na prática pedagógica. O guia seguiu as normativas acadêmicas do IFRS e foi estruturado para maximizar a acessibilidade das informações. O guia preenche uma lacuna no contexto educacional, oferecendo um material potencialmente significativo para capacitar docentes na aplicação do ensino híbrido. A pesquisa destaca a importância dos mestrados profissionais em Informática na Educação para a criação de produtos educacionais que ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem.
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