DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO MOBILE PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1675

Palavras-chave:

contextualização, gamificação, interculturalidade, tecnologias digitais

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar a potencialidade do EcoRoça (jogo mobile) no processo de ensino e aprendizagem de Biologia de uma escola que atende estudantes de comunidades tradicionais, particularmente estudantes que são agricultores. Para isto, foi aplicado um formulário de validação do referido jogo entre os professores, pesquisadores e estudantes que participam do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Esse formulário abrangeu aspectos estruturais e didáticos do jogo e os resultados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo, revelaram notáveis contribuições do EcoRoça ao diálogo intercultural, indicando que pode promover a compreensão e relação entre saberes tradicionais e científicos, evidenciando seu potencial inovador no ambiente educacional rural. Entretanto, observa-se a necessidade de atualizações, a fim de melhorar a imersão do jogador na ambiência virtual proporcionada pelo game. Nosso próximo passo será a ampliação do jogo e sua aplicação nas aulas de biologia baseadas no diálogo intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Lima Cordeiro, UEFS

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil.

Jéssica Cerqueira Santos, UEFS

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana – BA – Brasil.

Indira Kelli Cunha Nobre Gusmão, UFBA

Professora na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Retiro, Coração de MAria, Bahia. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Salvador - BA - Brasil.

Guilherme Nobre Monteiro dos Santos, UEFS

Discente do curso de Engenharia de Computação. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil.

Geilsa Costa Santos Baptista, UEFS

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil

Victor Travassos Sarinho, UEFS

Docente Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenador do Laboratório de Entretenimento Digital Aplicado (LEnDA).

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Cordeiro, L. G. L., Cerqueira Santos, J. ., Kelli Cunha Nobre Gusmão, I. ., Nobre Monteiro dos Santos, G. ., Costa Santos Baptista, G., & Travassos Sarinho, V. . (2024). DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO MOBILE PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 353-376. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1675

Edição

Seção

Produto Educacional