DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO MOBILE PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1675Palavras-chave:
contextualização, gamificação, interculturalidade, tecnologias digitaisResumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar a potencialidade do EcoRoça (jogo mobile) no processo de ensino e aprendizagem de Biologia de uma escola que atende estudantes de comunidades tradicionais, particularmente estudantes que são agricultores. Para isto, foi aplicado um formulário de validação do referido jogo entre os professores, pesquisadores e estudantes que participam do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Esse formulário abrangeu aspectos estruturais e didáticos do jogo e os resultados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo, revelaram notáveis contribuições do EcoRoça ao diálogo intercultural, indicando que pode promover a compreensão e relação entre saberes tradicionais e científicos, evidenciando seu potencial inovador no ambiente educacional rural. Entretanto, observa-se a necessidade de atualizações, a fim de melhorar a imersão do jogador na ambiência virtual proporcionada pelo game. Nosso próximo passo será a ampliação do jogo e sua aplicação nas aulas de biologia baseadas no diálogo intercultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Jéssica Cerqueira Santos, Indira Kelli Cunha Nobre Gusmão, Guilherme Nobre Monteiro dos Santos, Geilsa Costa Santos Baptista, Victor Travassos Sarinho
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.