A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O ENTRELAÇAR DA LITERATURA COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1674Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ludicidade, Ensino-aprendizagemResumo
As mudanças notáveis no campo educacional destacam a introdução de elementos lúdicos no ambiente de aprendizado como uma estratégia fundamental para promover um ensino mais cativante e participativo. Este estudo realiza uma análise bibliográfica sobre o papel do jogo na prática pedagógica, utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva-exploratória com uma abordagem qualitativa. A análise de 23 publicações, incluindo relatos de experiências e revisões bibliográficas, consistentemente revela que abordagens que combinam o jogo com o currículo facilitam não apenas a compreensão, mas também a construção ativa do conhecimento pelos alunos. As conclusões destacam enfaticamente a contribuição significativa do jogo no processo de ensino e aprendizagem, consolidando-o como uma ferramenta pedagógica de grande relevância na educação contemporânea. Além disso, sublinha-se a conexão intrínseca entre a educação lúdica e a educação experiencial, incentivando os estudantes a explorar e internalizar conceitos de forma prática e significativa.
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