A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O ENTRELAÇAR DA LITERATURA COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1674

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ludicidade, Ensino-aprendizagem

Resumo

As mudanças notáveis no campo educacional destacam a introdução de elementos lúdicos no ambiente de aprendizado como uma estratégia fundamental para promover um ensino mais cativante e participativo. Este estudo realiza uma análise bibliográfica sobre o papel do jogo na prática pedagógica, utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva-exploratória com uma abordagem qualitativa. A análise de 23 publicações, incluindo relatos de experiências e revisões bibliográficas, consistentemente revela que abordagens que combinam o jogo com o currículo facilitam não apenas a compreensão, mas também a construção ativa do conhecimento pelos alunos. As conclusões destacam enfaticamente a contribuição significativa do jogo no processo de ensino e aprendizagem, consolidando-o como uma ferramenta pedagógica de grande relevância na educação contemporânea. Além disso, sublinha-se a conexão intrínseca entre a educação lúdica e a educação experiencial, incentivando os estudantes a explorar e internalizar conceitos de forma prática e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Velmud Perinazzo, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Pós-graduando em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (IFFar). São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luis Fernando Affonso Fernandes da Cunha , Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil. Correspondência: Rua Otaviano Castilho Mendes, 355, Bettim, CEP 97670-000, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Velmud Perinazzo, D., Fernandes da Silva, D., & Affonso Fernandes da Cunha , L. F. . (2025). A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O ENTRELAÇAR DA LITERATURA COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 209-223. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1674

Edição

Seção

Artigos Científicos