EXPLORING INTERACTIVE STRATEGIES FOR TEACHING PATHOLOGY IN NURSING GRADUATION IN SOUTHEAST BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1662

Palavras-chave:

metodologia ativa, ensino, patologia, carga horária, serious game

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe desafios para a educação, ressaltando a necessidade de soluções inovadoras no ensino da saúde. Desde 2002, o MEC recomendou metodologias ativas nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNCs). Este estudo avalia o ensino de Patologia em cursos de Enfermagem em IES públicas no Sudeste do Brasil. Também analisa as opiniões dos alunos sobre a tutoria de pós-graduandos na UNIFESP. Foram coletados dados de 21 cursos de Enfermagem e formulários da UNIFESP entre 2019 e 2023, durante a implementação do programa de aperfeiçoamento didático (PAD). A análise foi estatística. Os resultados indicam a necessidade de ajustes curriculares, devido à falta de padronização na carga horária de Patologia, com variações na estrutura e metodologia. Em relação à metodologia ativa, 90% dos alunos da UNIFESP a consideraram muito boa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Germano da Silva, UNIFESP

PhD Student – Department of Pathology (UNIFESP), São Paulo. Pedro de Toledo Street, 781, 5th floor, CEP: 04039-032, SP, Brazil.

Samara Ferreira Santino, UNIFESP

PhD Student – Department of Pathology (UNIFESP), São Paulo. Pedro de Toledo Street, 781, 5th floor, CEP: 04039-032, SP, Brazil.

Aline Garnevi Fávero, UNIFESP

PhD Student – Department of Pathology (UNIFESP), São Paulo. Pedro de Toledo Street, 781, 13th floor, CEP: 04039-032, SP, Brazil.

Rosana Xavier Souza , UNIFESP

PhD Student – Department of Pathology – (UNIFESP), São Paulo. Pedro de Toledo Street, 781, 5th floor, CEP: 04039-032, SP, Brazil.

André Luiz Brandão, UFABC

PhD in Computer Science – Center for Mathematics, Computation and Cognition (UFABC), Santo André. Avenue dos Estados, 5001 - Room 520-2 - Block A, CEP: 09210580, SP, Brazil.

Daniel Araki Ribeiro, UNIFESP

PhD in Pathology – Head of the Department of Biosciences – (UNIFESP), Santos. Silva Jardim Street 136, Block B, room 332, CEP: 11015020, SP, Brazil.

Veronica Quispe Yujra, Faculdade Santa Marcelina

PhD in Science – Department of Pathology, Faculdade Santa Marcelina, FASM-SP, São Paulo.  Cachoeira Utupanema Street, 40-Itaquera, CEP: 08270-140, SP, Brazil

Andréa Cristina de Moraes Malinverni, UNIFESP

PhD in Science - Laboratory of Molecular and Experimental Pathology 1, (UNIFESP), São Paulo. Pedro de Toledo Street, 781, 5th floor, CEP: 04039-032, SP, Brazil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Germano da Silva, A., Ferreira Santino, S. ., Garnevi Fávero, A., Xavier Souza , R., Luiz Brandão, A., Araki Ribeiro, D., Yujra, V. Q., & de Moraes Malinverni, A. C. (2024). EXPLORING INTERACTIVE STRATEGIES FOR TEACHING PATHOLOGY IN NURSING GRADUATION IN SOUTHEAST BRAZIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 126-137. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1662

Edição

Seção

Artigos Científicos