EXPLORING INTERACTIVE STRATEGIES FOR TEACHING PATHOLOGY IN NURSING GRADUATION IN SOUTHEAST BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1662Palavras-chave:
metodologia ativa, ensino, patologia, carga horária, serious gameResumo
A pandemia de COVID-19 trouxe desafios para a educação, ressaltando a necessidade de soluções inovadoras no ensino da saúde. Desde 2002, o MEC recomendou metodologias ativas nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNCs). Este estudo avalia o ensino de Patologia em cursos de Enfermagem em IES públicas no Sudeste do Brasil. Também analisa as opiniões dos alunos sobre a tutoria de pós-graduandos na UNIFESP. Foram coletados dados de 21 cursos de Enfermagem e formulários da UNIFESP entre 2019 e 2023, durante a implementação do programa de aperfeiçoamento didático (PAD). A análise foi estatística. Os resultados indicam a necessidade de ajustes curriculares, devido à falta de padronização na carga horária de Patologia, com variações na estrutura e metodologia. Em relação à metodologia ativa, 90% dos alunos da UNIFESP a consideraram muito boa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Andressa Germano da Silva, Samara Ferreira Santino, Aline Garnevi Fávero, Rosana Xavier Souza , André Luiz Brandão, Daniel Araki Ribeiro, Veronica Quispe Yujra, Andréa Cristina de Moraes Malinverni
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.