FICHAS DE IDENTIDADE DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO

ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1661

Palavras-chave:

ensino de fisiologia, sistema endócrino, fichas de identidade de órgãos, estratégia de ensino-aprendizagem, novo ensino médio

Resumo

O trabalho de temas da fisiologia humana permeia os currículos dos níveis da Educação Básica pressupondo que os estudantes compreendam o funcionamento do próprio corpo. O objetivo deste trabalho é relatar e discutir a experiência do preenchimento de fichas de identificação das glândulas do Sistema Endócrino (SE) por discentes do Ensino Médio. Para tanto, fizemos uso do método Sistematização de experiências, utilizando o diário de campo como dispositivo de coleta de dados. A proposta consistiu no preenchimento grupal de 7 fichas correspondente a glândulas do SE, de modo a representar, tal qual a cédulas de identidade, os órgãos em questão, indicando suas funções e relevâncias para a saúde. Conduzida a partir de uma perspectiva construtivista, a prática se inscreveu como um desafio com potencial de mobilizar mecanismos cognitivos para a construção do conhecimento. A sua resolução envolveu a pesquisa discente e a aplicação das informações na construção das fichas. Os resultados apontam para uma mudança na forma tradicional de ensino do SE, pois não se restringiu a aula expositiva, mas a um trabalho de construção, fomentando a ação dos educandos sobre os objetos de aprendizagem.

Palavras-chave: ensino de fisiologia, sistema endócrino, fichas de identidade de órgãos, estratégia de ensino-aprendizagem, novo ensino médio.

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Biografia do Autor

Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Educação a Distância: gestão e tutoria (UNIASSELVI). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor de Biologia no Colégio Estadual São Daniel Comboni, Salvador, Bahia. Coordenou oficinas terapêuticas de poesia em estágio supervisionado no Instituto de Convivência, Estudo e Pesquisa Nise da Silveira (ICEP). Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no subprojeto intitulado Ensino e Pesquisa: articulação possível (2012 - 2014) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica (IC) por uma ano e voluntário de IC por dois anos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) - UNEB. Pesquisa Contação de histórias e terapêutica de linguagem.

Hilda Silva Ferreira, Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia. Possui experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia. Coordenou o Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR) no âmbito da UNEB, possuindo expertice na formação de professores em exercício.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Rodrigues, A. C. do C. ., & Ferreira, H. S. . (2025). FICHAS DE IDENTIDADE DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E SAÚDE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 389-406. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1661

Edição

Seção

Relato de Experiência