UM CAMPO A SER EXPLORADO
A LACUNA NA LITERATURA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GESTÃO EDUCACIONAL DE RESÍDUOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1660Palavras-chave:
inteligência artificial resíduo de sistema de saúde, gerenciamento de resíduos, educação em saúde ambiental, sustentabilidadeResumo
A gestão eficiente de Resíduos de Sistemas de Saúde (RSS) é um componente crítico para o funcionamento sustentável das instituições de saúde, proteção do meio ambiente e qualidade da saúde pública. A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente aplicada em várias facetas do setor de saúde, mas sua integração na educação e gestão de RSS permanece substancialmente inexplorada. Este artigo destaca uma lacuna significativa na literatura científica utilizando a IA como ferramenta educacional no ensino de práticas de descarte de resíduos hospitalares. Uma análise qualitativa foi realizada a partir de artigos advindos de bases de dados científicas. Os resultados indicam que, apesar da crescente necessidade de soluções inovadoras para a educação em sustentabilidade no contexto de saúde, apenas 0,005% dos estudos encontrados têm se dedicado a explorar a IA para melhorar o contexto de práticas de descarte de resíduos. Este trabalho discute potenciais razões para essa omissão e sugere direções futuras. Uma atenção mais efetiva nessa área poderia impulsionar a eficácia das práticas de gestão de resíduos e melhorar a conscientização e a responsabilidade nas instituições de saúde. A conclusão é um chamado de ações para pesquisadores, profissionais da saúde e gestores públicos reconhecerem e trabalharem nesta lacuna.
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Copyright (c) 2025 Guilherme Ferreira, Débora da Silveira Siqueira , Rejane Frozza, Liane Mählmann Kipper , Janine Koepp , Alexandre Rieger

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