OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA

UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS 23 ANOS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1655

Palavras-chave:

Gamificação, Recursos didáticos, Impercepção botânica

Resumo

A relação entre seres humanos e plantas remonta há milhares de anos, no entanto, ao longo do tempo, houve um distanciamento e desvalorização das plantas, ocasionando uma impercepção Botânica, que afeta diretamente o ensino de conteúdos botânicos nas escolas, tornando-se uma área com diferentes desafios no processo de ensino e aprendizagem, carente de recursos didáticos para aperfeiçoar sua implementação, como os jogos didáticos (JD). O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática das produções de JD para o ensino básico de Botânica no Brasil nos últimos 23 anos, por meio de busca na plataforma “Google Scholar” e, através da análise desses dados, criou-se um compilado desses materiais para ajudar professores do ensino básico na aplicação dessas ferramentas. Os resultados apontam avanço na produção de JD no país, principalmente na última década, porém, percebe-se uma alta concentração na confecção de JD  para o ensino de determinados conteúdos frente a exclusão de outros, além de uma baixa variedade dos modelos de jogos produzidos. Portanto, apesar do progresso evidenciado, sugere-se criar jogos didáticos mais diversificados e completos para abordar tópicos não representados nos materiais existentes, buscando facilitar o acesso e replicação pelos educadores, visando potencializar o ensino de Botânica na rede básica.

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Biografia do Autor

Filipe Andrade dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Graduado em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN-UFS). Atual colaborador no Laboratório de Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal (LFEV) no qual desenvolve pesquisas com espécies nativas da Caatinga, com ênfase na avaliação da germinação, crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas hidrocondicionadas e termocondicionadas submetidas a déficit hídrico.

Elizamar Ciríaco da Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Botânica pela mesma instituição, na área de Fisiologia Vegetal. Atualmente é professora Associada nível IV da Universidade Federal de Sergipe, atuando na área de Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal. Tem experiência em pesquisas com relações hídricas, trocas gasosas e análise de crescimento de plantas nativas e cultivadas submetidas a estresses ambientais, com ênfase nos estresses hídrico e salino. Atualmente desenvolve projetos com plantas de ambientes semiáridos (Caatinga) e fruteiras tropicais avaliando a ocorrência de memória de estresse em mudas obtidas por sementes condicionadas (hardening) através da hidratação descontínua e do uso de alta temperatura como tratamentos pré-germinativos.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Santos, F. A. dos ., & Silva, E. C. da . (2025). OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS 23 ANOS NO BRASIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 43-63. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1655

Edição

Seção

Artigos Científicos