OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA
UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS 23 ANOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1655Palavras-chave:
Gamificação, Recursos didáticos, Impercepção botânicaResumo
A relação entre seres humanos e plantas remonta há milhares de anos, no entanto, ao longo do tempo, houve um distanciamento e desvalorização das plantas, ocasionando uma impercepção Botânica, que afeta diretamente o ensino de conteúdos botânicos nas escolas, tornando-se uma área com diferentes desafios no processo de ensino e aprendizagem, carente de recursos didáticos para aperfeiçoar sua implementação, como os jogos didáticos (JD). O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática das produções de JD para o ensino básico de Botânica no Brasil nos últimos 23 anos, por meio de busca na plataforma “Google Scholar” e, através da análise desses dados, criou-se um compilado desses materiais para ajudar professores do ensino básico na aplicação dessas ferramentas. Os resultados apontam avanço na produção de JD no país, principalmente na última década, porém, percebe-se uma alta concentração na confecção de JD para o ensino de determinados conteúdos frente a exclusão de outros, além de uma baixa variedade dos modelos de jogos produzidos. Portanto, apesar do progresso evidenciado, sugere-se criar jogos didáticos mais diversificados e completos para abordar tópicos não representados nos materiais existentes, buscando facilitar o acesso e replicação pelos educadores, visando potencializar o ensino de Botânica na rede básica.
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