NATUREZA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1643Palavras-chave:
Natureza da ciência, formação de professores de Física, revisão de artigos de eventosResumo
O debate sobre a natureza da ciência na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico, como por exemplo a ciência como atividade humana, historicamente construída, imersa no contexto cultural e nos valores de cada época. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a natureza da ciência na formação de professores de física, tendo como referência as publicações dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física no período de 2002 a 2020. Para tanto, selecionamos uma amostra de 21 trabalhos baseados em critérios pré-definidos que foram analisados em termos de sua natureza, foco da pesquisa e instrumento de coleta de dados utilizados. Ao final, discutimos os objetivos apresentados pelos autores e as justificativas para a utilização da natureza da ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Gabriela Kaiana Ferreira, Mirian Canoff Massoco, Julia Martinello Willemann, Rodrigo Guimarães Soares

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.