NATUREZA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1643

Palavras-chave:

Natureza da ciência, formação de professores de Física, revisão de artigos de eventos

Resumo

O debate sobre a natureza da ciência na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico, como por exemplo a ciência como atividade humana, historicamente construída, imersa no contexto cultural e nos valores de cada época. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a natureza da ciência na formação de professores de física, tendo como referência as publicações dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física no período de 2002 a 2020. Para tanto, selecionamos uma amostra de 21 trabalhos baseados em critérios pré-definidos que foram analisados em termos de sua natureza, foco da pesquisa e instrumento de coleta de dados utilizados. Ao final, discutimos os objetivos apresentados pelos autores e as justificativas para a utilização da natureza da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Kaiana Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Magistério Superior – UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mirian Canoff Massoco, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Graduanda em Física - Licenciatura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - 88040-900 - Florianópolis, Brasil.

Julia Martinello Willemann, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Graduando em Física - Licenciatura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - 88040-900 - Florianópolis, Brasil.

Jhonathan Facin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Graduando em Física - Licenciatura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - 88040-900 - Florianópolis, Brasil.

Rodrigo Guimarães Soares, UFSC

Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - 88040- 900 - Florianópolis, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Ferreira, G. K., Massoco, M. C., Willemann, J. M., Facin, J., & Guimarães Soares, R. . (2025). NATUREZA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 53-75. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1643

Edição

Seção

Artigos Científicos