METODOLOGIA ATIVA JIGSAW CLASSROOM NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1642

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação, Jigsaw, Cinética Química

Resumo

Neste trabalho, novas concepções são trazidas com a finalidade de buscar avanços no ensino de Química para que os estudantes tenham uma nova visão desta ciência. Entende-se que as técnicas mais participativas de ensino possibilitam sucesso na vida escolar. Assim sendo, o objetivo é apresentar um recurso metodológico cujos focos são a experimentação e a cooperação no ensino da cinética química. As aulas foram desenvolvidas com o propósito de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes na elaboração de conhecimentos abstratos. Aplicou-se um método de aprendizagem denominado Jigsaw, que se baseia na relação dinâmica entre o aluno e o conhecimento, tornando-os interdependentes durante sua aplicação. Espera-se que este material seja um referencial para que docentes trabalhem de forma efetiva e mediadora a fim de instigar a curiosidade dos estudantes. Por meio deste trabalho, visou-se contribuir para a compreensão da cinética química, sobretudo da classificação das ocorrências de transformações químicas e físicas da matéria e na identificação dos fatores que alteram a velocidade das reações químicas, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa e interativa entre os educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Maria Mendonça Vieira, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783 - Bairro Aterrado - Volta Redonda - RJ

Roosevelt Dias de Morais, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Andréa Aparecida Ribeiro Alves, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783 - Bairro Aterrado - Volta Redonda - RJ - CEP 27213-145, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Vieira, L. M. M., Morais, R. D. de, & Alves, A. A. R. (2025). METODOLOGIA ATIVA JIGSAW CLASSROOM NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE CINÉTICA QUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 93-112. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1642

Edição

Seção

Artigos Científicos