METODOLOGIA ATIVA JIGSAW CLASSROOM NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE CINÉTICA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1642Palavras-chave:
Ensino de Química, Experimentação, Jigsaw, Cinética QuímicaResumo
Neste trabalho, novas concepções são trazidas com a finalidade de buscar avanços no ensino de Química para que os estudantes tenham uma nova visão desta ciência. Entende-se que as técnicas mais participativas de ensino possibilitam sucesso na vida escolar. Assim sendo, o objetivo é apresentar um recurso metodológico cujos focos são a experimentação e a cooperação no ensino da cinética química. As aulas foram desenvolvidas com o propósito de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes na elaboração de conhecimentos abstratos. Aplicou-se um método de aprendizagem denominado Jigsaw, que se baseia na relação dinâmica entre o aluno e o conhecimento, tornando-os interdependentes durante sua aplicação. Espera-se que este material seja um referencial para que docentes trabalhem de forma efetiva e mediadora a fim de instigar a curiosidade dos estudantes. Por meio deste trabalho, visou-se contribuir para a compreensão da cinética química, sobretudo da classificação das ocorrências de transformações químicas e físicas da matéria e na identificação dos fatores que alteram a velocidade das reações químicas, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa e interativa entre os educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Lígia Maria Mendonça Vieira, Roosevelt Dias de Morais, Andréa Aparecida Ribeiro Alves

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.