DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO CÊNICO COMO PROPOSTA DE ENSINO DE IMUNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1624Palavras-chave:
Imunologia, Ensino, MetodologiaResumo
O ensino da Imunologia em cursos de graduação é de grande complexidade, devido a existência de conceitos abstratos, necessidade de conhecimentos prévios e multidisciplinares. Tendo em vista a dificuldade de compreensão frente ao ensino da Imunologia, a dramatização é uma metodologia de ensino ativa que pode de forma lúdica simplificar e desmistificar o seu ensino. O objetivo do artigo foi desenvolver um mecanismo metodológico alternativo que possibilitasse o ensino da imunologia de modo simplificado e por meio de uma construção conjunta por estudantes de um curso de graduação em Odontologia. Os resultados, indicam que a construção da dramatização como ferramenta de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma ativa, integrativa e descomplicada, promovendo, ainda, a experiência de novas habilidades artísticas. A utilização de uma metodologia de ensino alternativa que envolve os estudantes através da ludicidade, como o teatro, promove também o desenvolvimento cognitivo baseado em processos dinâmicos capazes de gerar melhor socialização entre os envolvidos e concretizar o conhecimento por meio do compartilhamento de ideias. A dramatização revela-se, portanto, como uma ferramenta criativa de promoção de conhecimento que pode ser empregada nos diversos níveis educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Angell Souza Fagundes dos Reis, Bruna Lorrany Pereira Soares, Cristina Silva Santiago, João Pedro Nascimento Biscotto, Layanne Ferreira Ribeiro e Sobral, Viviane de Oliveira Vasconcelos, Waldemar de Paula-Júnior, Mariléia Chaves Andrade
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.