DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO CÊNICO COMO PROPOSTA DE ENSINO DE IMUNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1624

Palavras-chave:

Imunologia, Ensino, Metodologia

Resumo

O ensino da Imunologia em cursos de graduação é de grande complexidade, devido a existência de conceitos abstratos, necessidade de conhecimentos prévios e multidisciplinares. Tendo em vista a dificuldade de compreensão frente ao ensino da Imunologia, a dramatização é uma metodologia de ensino ativa que pode de forma lúdica simplificar e desmistificar o seu ensino. O objetivo do artigo foi desenvolver um mecanismo metodológico alternativo que possibilitasse o ensino da imunologia de modo simplificado e por meio de uma construção conjunta por estudantes de um curso de graduação em Odontologia. Os resultados, indicam que a construção da dramatização como ferramenta de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma ativa, integrativa e descomplicada, promovendo, ainda, a experiência de novas habilidades artísticas. A utilização de uma metodologia de ensino alternativa que envolve os estudantes através da ludicidade, como o teatro, promove também o desenvolvimento cognitivo baseado em processos dinâmicos capazes de gerar melhor socialização entre os envolvidos e concretizar o conhecimento por meio do compartilhamento de ideias. A dramatização revela-se, portanto, como uma ferramenta criativa de promoção de conhecimento que pode ser empregada nos diversos níveis educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angell Souza Fagundes dos Reis, Unimontes

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Bruna Lorrany Pereira Soares, Unimontes

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Cristina Silva Santiago, Unimontes

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

João Pedro Nascimento Biscotto, Unimontes

Graduando em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. 

Layanne Ferreira Ribeiro e Sobral, Unimontes

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Viviane de Oliveira Vasconcelos, Unimontes

Doutora em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Waldemar de Paula-Júnior, Unimontes

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor do Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Mariléia Chaves Andrade, Unimontes

Doutora em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Av. Prof. Rui Braga, s/n, Vila Mauricéia, CEP: 39401-089, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Souza Fagundes dos Reis, A., Lorrany Pereira Soares, B., Silva Santiago, C., Nascimento Biscotto, J. P., Ferreira Ribeiro e Sobral, L. ., de Oliveira Vasconcelos, V., de Paula-Júnior, W., & Chaves Andrade, M. (2024). DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO CÊNICO COMO PROPOSTA DE ENSINO DE IMUNOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 37-53. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1624

Edição

Seção

Artigos Científicos