ANÁLISE DO FILME "AVATAR"
UMA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1605Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Cultura, Enunciado, Arte, CinemaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o filme Avatar (2009), de James Cameron, e busca encontrar enunciados que possibilitem abordar discussões sobre Educação Ambiental Crítica e contribuir com a compreensão da realidade em sua totalidade. Valemo-nos da metodologia da pesquisa qualitativa, sendo a Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin nosso referencial teórico-metodológico. Percebemos a existência de um profícuo diálogo entre a Arte e a Educação Ambiental, que possibilita problematizar situações vivenciadas em nossa sociedade, marcada por explorações desenfreadas da natureza sem demonstrar preocupação com o âmbito social. Na análise suscitaram três enunciados que podem contribuir com as discussões para a compreensão da realidade do Brasil e com as discussões acerca da Educação Ambiental Crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Ricardo Campos Queixas, Julia Amorim Monteiro, Marina Battistetti Festozo, Antonio Fernandes Nascimento Junior

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
 
						