ANÁLISE DO FILME "AVATAR"

UMA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1605

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Cultura, Enunciado, Arte, Cinema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o filme Avatar (2009), de James Cameron, e busca encontrar enunciados que possibilitem abordar discussões sobre Educação Ambiental Crítica e contribuir com a compreensão da realidade em sua totalidade. Valemo-nos da metodologia da pesquisa qualitativa, sendo a Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin nosso referencial teórico-metodológico. Percebemos a existência de um profícuo diálogo entre a Arte e a Educação Ambiental, que possibilita problematizar situações vivenciadas em nossa sociedade, marcada por explorações desenfreadas da natureza sem demonstrar preocupação com o âmbito social. Na análise suscitaram três enunciados que podem contribuir com as discussões para a compreensão da realidade do Brasil e com as discussões acerca da Educação Ambiental Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Campos Queixas, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Mestre em Educação Científica e Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental, pela Universidade Federal de Lavras (2021). Possui graduação no Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Licenciatura pelo Centro Universitário ETEP (2023). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA/CNPq), Unesp, Bauru/SP desde 2015; e membro do Grupo Jaci de Estudos em Educação Ambiental Crítica (UFLA) desde 2019.

Julia Amorim Monteiro, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná em 2023. Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura plena), pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2020.

Marina Battistetti Festozo, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Doutora e mestra em Educação para a Ciência, pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Bauru/SP (2015 e 2009). Possui graduação em Ciências Biológicas (Bach./Lic.) pela Unesp de Botucatu/SP. Em 2013 realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Liége, na Bélgica. É docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no curso de Ciências Biológicas no Setor de Educação Científica e Ambiental, e atua como orientadora dos Estágios Supervisionados e Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental. É membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA/CNPq, Unesp de Bauru/SP), e coordenadora do Grupo Jaci de Estudos em Educação Ambiental Crítica (UFLA), atuando principalmente nas áreas de Educação Científica, Educação Ambiental e Formação de Professores.

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Doutor em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências da UNPESP campus Bauru/SP em 2010, e doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto em 1985. É professor associado da Universidade Federal de Lavras atuando como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental e no curso de Ciências Biológicas nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia e História e Filosofia da Biologia. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosogia da Ciência e Biologia, Práticas pedagógicas, Educação Ambiental, Produção de Material Didático, Jogos Pedagógicas e Formação de Professores.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Queixas, R. C., Monteiro, J. A., Festozo, M. B., & Nascimento Junior, A. F. (2025). ANÁLISE DO FILME "AVATAR": UMA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 25-38. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1605

Edição

Seção

Artigos Científicos