UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA IMPLEMENTADA PARA CURSOS MASSIVOS, ABERTOS, ONLINE SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1601Palavras-chave:
ambiente virtual de aprendizagem., arquitetura pedagógica, cursos massivos abertos online, formação docente, pensamento computacionalResumo
A arquitetura pedagógica sugere a utilização do que há de melhor das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nos processos de ensino e aprendizagem, pois elas combinam a abordagem pedagógica com os artefatos digitais disponíveis nas redes de comunicação. Assim, o objetivo do estudo foi analisar um Curso Online, Aberto e Massivo (MOOC) sobre pensamento computacional a partir de sua integração com uma arquitetura pedagógica que serviu como um meio de formação docente para a criação de jogos educacionais. O estudo também examinou como os professores exerceram os papeis de cursistas e colaboradores do curso simultaneamente para melhorá-lo. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa e o desenvolvimento do estudo ocorreu por meio da autoaprendizagem no Google Classroom. Os resultados preliminares apontam que o MOOC promoveu o acesso do cursista ao tema pensamento computacional de maneira prática e engajadora e possibilitou a criação de jogos educacionais por projetos envolvendo conteúdos ministrados por ele. Além disso, os cursistas indicaram melhorias que podem ser feitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Risiberg, Giovana da Silva Cardoso, Vitor, Alexandre
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.