UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA IMPLEMENTADA PARA CURSOS MASSIVOS, ABERTOS, ONLINE SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1601

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem., arquitetura pedagógica, cursos massivos abertos online, formação docente, pensamento computacional

Resumo

A arquitetura pedagógica sugere a utilização do que há de melhor das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nos processos de ensino e aprendizagem, pois elas combinam a abordagem pedagógica com os artefatos digitais disponíveis nas redes de comunicação. Assim, o objetivo do estudo foi analisar um Curso Online, Aberto e Massivo (MOOC) sobre pensamento computacional a partir de sua integração com uma arquitetura pedagógica que serviu como um meio de formação docente para a criação de jogos educacionais. O estudo também examinou como os professores exerceram os papeis de cursistas e colaboradores do curso simultaneamente para melhorá-lo. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa e o desenvolvimento do estudo ocorreu por meio da autoaprendizagem no Google Classroom. Os resultados preliminares apontam que o MOOC promoveu o acesso do cursista ao tema pensamento computacional de maneira prática e engajadora e possibilitou a criação de jogos educacionais por projetos envolvendo conteúdos ministrados por ele. Além disso, os cursistas indicaram melhorias que podem ser feitas.

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Biografia do Autor

Risiberg, IFRJ

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2004), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (1999) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2010). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciências pelo PROPEC (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). É professor EBTT - Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos eletrônicos, ambiente virtual de aprendizagem, gamificação e práticas pedagógicas e sistemas computacionais.

Giovana da Silva Cardoso, IFRJ

Mestre em Sistemas Computacionais pela Universidade Salvador (UNIFACS).  Professor IFRJ, Arraial do Cabo, RJ - Brasil.

Vitor, IFRJ

Graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestre (1996) e doutor (2000) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Realizou dois pós-doutorados em física atômica e molecular experimental: o primeiro no Laboratório Van de Graaff da PUC-Rio (2000-2002) e o segundo no Max-Planck Institut für Kernphysik, em Heidelberg - Alemanha (2002-2004). Atualmente é professor titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - campus Nilópolis (anteriormente chamado Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ). Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Reaction Microscope -COLTRIMS, laser, ressonância, confinamento de partículas e ionização múltipla. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Física durante dois anos (2006-2008) em sua instituição. Participou como coordenador de área da Licenciatura em Física no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFRJ) entre os anos de 2008 e 2015. Atua no curso de Licenciatura em Física no ensino de física experimental de Mecânica e Física Moderna, e no programa de pós-graduação de ensino de ciências - PROPEC/IFRJ.

Alexandre, IFRJ

Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, credenciado no Mestrado Profissional e no Doutorado Profissional; ii) nas Licenciaturas em Física, em Matemática e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. Na pesquisa em Ensino de Física, é interessado em temas relacionados a estratégias didáticas, aprendizagem ativa combinada à experimentação e às tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos. Na pesquisa básica, tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Risiberg Ferreira Teixeira , R., da Silva Cardoso, G., Bastos de Jesus, V. L., & Lopes de Oliveira, A. . (2024). UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA IMPLEMENTADA PARA CURSOS MASSIVOS, ABERTOS, ONLINE SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 228-248. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1601

Edição

Seção

Relato de Experiência