CONTROVÉRSIAS SOCIOAMBIENTAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1595

Palavras-chave:

controvérsias socioambientais, formação inicial docente, estado da arte

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objeto de estudo teses e dissertações do campo da Educação Ambiental (EA), defendidas no período de 1981 a 2020. Focamos nas teses e dissertações que mencionam as controvérsias socioambientais e que a formação inicial docente nas áreas de Biologia, Física e Química fosse central na discussão apresentada no texto. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estado da arte tendo como corpus documental 54 teses e dissertações do campo da Educação Ambiental. Os dados indicam que as teses e dissertações analisadas foram defendidas, predominantemente, em Instituições de ensino Superior (IES) da região Sudeste, como a Unesp e USP, seguida de instituições da região Nordeste, como a UFPE. Identificamos predominância do curso em Ciências Biológicas com 52%, seguido pelo curso em Química com 36% e de Física com 12%. Também, observamos que as controvérsias socioambientais mencionadas estão vinculadas às mudanças climáticas, aos bens naturais, às atividades econômicas e industriais, à biodiversidade e outros. Entendemos que as análises dessas pesquisas contribuem para reflexões sobre a abordagem das controvérsias socioambientais na formação inicial docente e os desafios postos pela tecnologia e ciência na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Dayane dos Santos Silva, UNIFEI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro, São Paulo. Pós- doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil

Luciano Fernandes Silva, UNIFEI

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Araraquara, São Paulo. Professor do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

dos Santos Silva, D., & Fernandes Silva, L. (2024). CONTROVÉRSIAS SOCIOAMBIENTAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 203-227. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1595

Edição

Seção

Artigos Científicos