CONTROVÉRSIAS SOCIOAMBIENTAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1595Palavras-chave:
controvérsias socioambientais, formação inicial docente, estado da arteResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objeto de estudo teses e dissertações do campo da Educação Ambiental (EA), defendidas no período de 1981 a 2020. Focamos nas teses e dissertações que mencionam as controvérsias socioambientais e que a formação inicial docente nas áreas de Biologia, Física e Química fosse central na discussão apresentada no texto. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estado da arte tendo como corpus documental 54 teses e dissertações do campo da Educação Ambiental. Os dados indicam que as teses e dissertações analisadas foram defendidas, predominantemente, em Instituições de ensino Superior (IES) da região Sudeste, como a Unesp e USP, seguida de instituições da região Nordeste, como a UFPE. Identificamos predominância do curso em Ciências Biológicas com 52%, seguido pelo curso em Química com 36% e de Física com 12%. Também, observamos que as controvérsias socioambientais mencionadas estão vinculadas às mudanças climáticas, aos bens naturais, às atividades econômicas e industriais, à biodiversidade e outros. Entendemos que as análises dessas pesquisas contribuem para reflexões sobre a abordagem das controvérsias socioambientais na formação inicial docente e os desafios postos pela tecnologia e ciência na contemporaneidade.
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