DIVULGANDO A NANOCIÊNCIA E A NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1569

Palavras-chave:

Sequência didática., História em Quadrinhos., Cartilha., Ensino de Física., Ensino Básico.

Resumo

Nas últimas décadas, o avanço científico revolucionou nossa visão do mundo, especialmente a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N). Diante disso, surgiu o desafio de disseminar o conhecimento sobre N&N no contexto educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições do uso de uma sequência didática, ancorada na aprendizagem significativa, para o ensino de N&N a alunos do ensino médio. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa com finalidade exploratória, permeada pelas seguintes etapas: aplicação de um questionário pré-teste, apresentação da cartilha “Compreendendo o mundo nano: O que é Nanociência e Nanotecnologia?”, visualização de vídeos informativos e aplicação de um questionário pós-teste. A análise comparativa dos resultados demonstrou que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema e reconheceram a presença da Nanotecnologia em suas vidas cotidianas. Isso indica que as atividades de divulgação desempenharam um papel significativo no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, capacitando-os a compreender as aplicações e implicações da Nanotecnologia no avanço tecnológico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Alexandrino Aquino, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013), especialista em Ensino de Nanociências e Nanotecnologia pela Universidade Franciscana - UFN (2021), mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016) e doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - Polo RENOEN - UFC. Atualmente é professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará, com lotação na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Tem interesse por estudos relacionados ao Ensino de Física, com ênfase em Física Contemporânea e em tópicos de Nanociência e Nanotecnologia aplicados ao Ensino de Ciências.

Antonio Joel Ramiro de Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (2018). Professor da UFC-Campus Quixadá. Pesquisador nível 2 do CNPq. Atua como professor do MNPEF - polo 23.

Gilberto Dantas Saraiva, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (2008). Professor da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador nível 2 do CNPq. Atua no programa de pos-graduação MNPEF - polo 23. 

Carlos Alberto Santos de Almeida, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador 1C do CNPq. Atua nos programas de Pós-graduação da UFC:  Mestrado e doutorado em Física; Doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Aquino, A. A. ., Castro, A. J. R. de ., Saraiva, G. D. ., & Almeida, C. A. S. de . (2025). DIVULGANDO A NANOCIÊNCIA E A NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 177-194. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1569

Edição

Seção

Artigos Científicos