EXPERIMENTOS DE MAGNETISMO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1566

Palavras-chave:

Ensino, Estado da arte, Magnetismo, Atividades experimentais

Resumo

Este trabalho propõe apresentar o Estado da Arte de publicações com atividades experimentais de Magnetismo na educação básica. As indagações centrais que nortearam esta pesquisa foram: Quais as principais atividades experimentais utilizadas/propostas para o ensino de Magnetismo para educação básica no Brasil? Como os temas relacionados ao Magnetismo são abordados em termos de frequência? Quais são o enfoque, a ênfase matemática e o direcionamento? Que outros elementos relevantes/inovadores trazem? O recorte escolhido foi publicações das últimas duas décadas (2003 a 2022) em periódicos da área de ensino de Ciência ou de Física com estratos A1, A2, A3 e A4 segundo o Qualis/Capes (2017 – 2020). Os artigos com foram classificados de acordo com temas do Magnetismo e analisadas suas características como ênfase matemática, direcionamento, enfoque e outros elementos. Foram classificados vinte e oito (28) trabalhos, predominantemente apresentando propostas experimentais que ainda não foram aplicadas em sala de aula, com foco na Lei de Faraday e adotando uma abordagem qualitativa de pesquisa. Identificou-se que alguns temas têm muitas publicações e outros possuem frequência reduzida. Uma característica positiva é que a grande maioria dos artigos apresenta experimentos de baixo custo, acessíveis, possibilitando a aplicação pelos demais docente.

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Biografia do Autor

Denise Lughi Medeiros Braga, Secretaria de Educação do Estado do Paraná SEED e Secretária Municipal de Educação e Esportes do Jesuítas-Paraná.

Possui graduações em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Técnico-Educacional do Médio Oeste Paranaense (2009), em Química (2013) e em Física (2015) pela Universidade Metropolitana de Santos. Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional em Ensino de Física na Universidade Tecnolgica Federal do Paraná (2022). Atua como docente nas redes: Secretaria de Educação do Estado do Paraná SEED e Secretária Municipal de Educação e Esportes do Jesuítas-Paraná.

Roseli Constantino Schwerz, UTFPR

Graduada em Física (2004) com mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e desde 2014 é docente permanente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, trabalhando com desenvolvimento de produtos e pesquisa na área de ensino. É membro do grupo local NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. 

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Lughi Medeiros Braga, D. ., & Constantino Schwerz, R. (2024). EXPERIMENTOS DE MAGNETISMO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 82-100. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1566

Edição

Seção

Artigos Científicos