ENSINO DE FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA SOB O TEMA “PANDEMIAS”
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1375Palavras-chave:
Ensino de Física, Pandemias, Interdisciplinaridade, ContextualizaçãoResumo
: Em um mundo globalizado, no qual as fronteiras disciplinares estão cada vez mais tênues, a interdisciplinaridade tem um importante papel no contexto educacional, principalmente em áreas do conhecimento como a Física. No contexto da educação básica, a organização das práticas pedagógicas deve se pautar pelos eixos da interdisciplinaridade e da contextualização. A partir dessas orientações, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática fundamentada nos preceitos da interdisciplinaridade e da contextualização. A sequência didática foi construída em torno do tema “Física das Pandemias”. Esse foi o cenário para a construção de uma investigação orientada pelo objetivo: identificar e analisar conhecimentos mobilizados pelos alunos ao discutirem aspectos relacionados às pandemias durante as aulas de Física. Procurou-se identificar e analisar que relações são estabelecidas por estudantes entre a Física e outras ciências para a discussão de aspectos relacionados ao tema Pandemias. A sequência didática foi composta por oito aulas, aplicadas junto a alunos que frequentavam um curso pré-vestibular assistencial. Dentre os resultados mais significativos, destaca-se que a organização de práticas pedagógicas interdisciplinares traz uma série de desafios aos professores, sobretudo ao possibilitar a superação da rígida linearidade e fragmentação do ensino.
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