ENSINO DE FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE

CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA SOB O TEMA “PANDEMIAS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1375

Palavras-chave:

Ensino de Física, Pandemias, Interdisciplinaridade, Contextualização

Resumo

: Em um mundo globalizado, no qual as fronteiras disciplinares estão cada vez mais tênues, a interdisciplinaridade tem um importante papel no contexto educacional, principalmente em áreas do conhecimento como a Física. No contexto da educação básica, a organização das práticas pedagógicas deve se pautar pelos eixos da interdisciplinaridade e da contextualização. A partir dessas orientações, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática fundamentada nos preceitos da interdisciplinaridade e da contextualização. A sequência didática foi construída em torno do tema “Física das Pandemias”. Esse foi o cenário para a construção de uma investigação orientada pelo objetivo: identificar e analisar conhecimentos mobilizados pelos alunos ao discutirem aspectos relacionados às pandemias durante as aulas de Física. Procurou-se identificar e analisar que relações são estabelecidas por estudantes entre a Física e outras ciências para a discussão de aspectos relacionados ao tema Pandemias. A sequência didática foi composta por oito aulas, aplicadas junto a alunos que frequentavam um curso pré-vestibular assistencial. Dentre os resultados mais significativos, destaca-se que a organização de práticas pedagógicas interdisciplinares traz uma série de desafios aos professores, sobretudo ao possibilitar a superação da rígida linearidade e fragmentação do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Henrique Pereira Costa, Universidade Federal de Itajubá

Doutorando em Engenharia Elétrica pela UNIFEI.

Gabriel Andrade Silva Silva, Universidade Federal de Itajubá

Mestrando Educação em Ciências pela UNIFEI.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professor associado lotado no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Pereira Costa, W. H., Andrade Silva, G. ., & Fernandes Silva, L. . (2024). ENSINO DE FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE : CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA SOB O TEMA “PANDEMIAS”. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 11-24. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1375

Edição

Seção

Artigos Científicos