ENSINO DE FÍSICA E O PENSAMENTO COMPLEXO

REVISÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2006-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1364

Palavras-chave:

educação em ciências, complexidade, física

Resumo

O pensamento complexo é uma forma de compreender o mundo e o outro que requer o diálogo entre diferentes dimensões da vida contemporânea e áreas do conhecimento, com reflexos na concepção da escola e no ensino e na relação entre os conteúdos escolares, como a Física. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é identificar as características da produção acadêmica encontrada por meio da revisão sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre o ensino de Física na perspectiva da complexidade e refletir sobre as suas contribuições para a área. Os trabalhos encontrados contribuem para o ensino de Física na medida em que atendem às necessidades emergentes da sociedade de um ensino reflexivo que reconhece os problemas reais do mundo e as suas incertezas e contradições, além do inacabamento do homem e do seu conhecimento historicamente acumulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Licencianda em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista de Iniciação Científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pela UFPI. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC) da UFPI. Tem interesse nos temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Ensino de Ciências, Ensino de Física.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Doutor e Mestre em Educação e graduado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Professor Adjunto na UFPI. Líder do Grupo Formação de Professores de Ciências e membro do NEsPEC. Tem interesse e experiência nos temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Ensino de Ciências, Ensino de Física.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Ferreira, C. de S. ., & Silva, A. L. dos S. . (2025). ENSINO DE FÍSICA E O PENSAMENTO COMPLEXO: REVISÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2006-2022). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 147-162. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1364

Edição

Seção

Artigos Científicos