ENSINO DE FÍSICA E O PENSAMENTO COMPLEXO
REVISÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2006-2022)
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1364Palavras-chave:
educação em ciências, complexidade, físicaResumo
O pensamento complexo é uma forma de compreender o mundo e o outro que requer o diálogo entre diferentes dimensões da vida contemporânea e áreas do conhecimento, com reflexos na concepção da escola e no ensino e na relação entre os conteúdos escolares, como a Física. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é identificar as características da produção acadêmica encontrada por meio da revisão sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre o ensino de Física na perspectiva da complexidade e refletir sobre as suas contribuições para a área. Os trabalhos encontrados contribuem para o ensino de Física na medida em que atendem às necessidades emergentes da sociedade de um ensino reflexivo que reconhece os problemas reais do mundo e as suas incertezas e contradições, além do inacabamento do homem e do seu conhecimento historicamente acumulado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Carla de Sousa Ferreira, Alexandre Leite dos Santos Silva

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.