O ESPAÇO DO PIBID COMO UM MOSAICO DE VIVÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
INICIANDO O DIÁLOGO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1360Palavras-chave:
Formação inicial, Aprendizagem, Docência, Fenomenologia, PIBIDResumo
Neste ensaio apresentam-se reflexões sobre a formação inicial de professores para o ensino de matemática, destacando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública educacional que tem por finalidade maior incentivar e valorizar a profissão docente. A partir da fenomenologia como abordagem de investigação que parte de experiências vividas pelo sujeito, se pretende discutir possíveis implicações da inserção do futuro professor de matemática no espaço escolar, bem como as expectativas convergentes e divergentes levantadas no PIBID, uma vez que, a fenomenologia enquanto revelação do mundo pode permitir o diálogo contínuo para compreender essas experiências e seu significado e não explicá-las. Em tese o PIBID apresenta-se como possibilidade de aprendizagem da docência no processo de formação inicial e se constitui como espaço capaz de propiciar ao licenciando diferentes experiências tendo como base a prática do professor no chão da escola, possibilitando aprender e ensinar pesquisando a prática docente.
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