ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS SOBRE TRATAMENTOS DE ÁGUAS DE PISCINAS

UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1287

Palavras-chave:

estágio e docência, ensino e pandemia, cidadania e meio ambiente

Resumo

As tecnologias digitais foram adotadas, em caráter remoto emergencial, para dar continuidade ao processo educacional. A educação ambiental (EA) oportuniza reflexões sobre assuntos socioambientais, como a temática da água, que é de fundamental importância para a manutenção de atividades cotidianas. Objetivou-se apresentar uma experiência vivenciada em atividades de estágio à docência relativas a aulas sobre tipos de tratamento de águas de piscinas. Com uso de questionário norteador e formulário semiestruturado, respectivamente, foram realizadas visita técnica virtual e discussão mediada, via Google Meet, na disciplina Química e Educação Ambiental do curso de Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, em maio de 2021. O rendimento dos discentes foi satisfatório. Na visita técnica virtual, foram descritos sobre tipos de tratamento de águas de piscinas e implicações associadas, vistos nos sites visitados, além de possíveis perspectivas interdisciplinares e ações de EA correspondentes. Na discussão mediada, sobre importância de uso e tratamento de águas de piscinas, bem como, benefícios de perspectivas interdisciplinares e ações de EA articuladas em matrizes SWOT, a fim de resolver e prever problemas advindos. As atividades pedagógicas não presenciais possibilitaram busca ativa, contextualizada e reflexiva pelo conhecimento, sendo a EA necessária para uma formação cidadã crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, UFPI

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Teresina, Piauí, Brasil.

Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva , UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Piauí (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professora associado de ms-c1 da Universidade Federal do Piauí. Já foi Coordenadora do Curso de Química presencial e Coordenadora do curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância de 2007 a 2013. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Óticos de Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: espectrofotometria, nitrito, monitoramento de água, análise físico-química, análise de sedimentos, iodeto e corantes. Atualmente é a Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar da Pró-reitoria de Ensino de Graduação/UFPI.

Rafael Fernandes de Mesquita , IFPI

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá, por meio do programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Mestre (Unifor) e Bacharel (UFPI) em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER), Especialista em Docência do Ensino Superior (CEUT) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (IFPI). Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI-Campus Avançado Dirceu Arcoverde. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON", certificado pelo CNPQ. Editor Associado da Revista CONTEXTUS-UFC. Avaliador ad hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)/MEC. Interesse de pesquisa em identidades, gênero, diversidade e relações de trabalho, ensino e pesquisa em administração, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Patrícia Maria Martins Nápolis, UNB

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado em Ciências, na linha de Pesquisa em Educação Ambiental, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada vinculada ao Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UNB). Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação Ambiental e Interdisciplinaridade. Professora do mestrado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (PRODEMA).

José Machado Moita Neto, UFPI

Pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Professor voluntário e orientador de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema). Doutor em Ciências (UNICAMP, 1994). Professor titular da Universidade Federal do Piauí (aposentado). Interesse de Pesquisa: 1) Ciências Ambientais (Filosofia, Direito, Políticas Públicas, Análise do Discurso, Engenharia, Estatística); e 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educação, Química, Coloides, Quântica, Polímeros, Superfícies, Materiais, Ensino). Avaliador do PNLD2021 (objetos 1 e 2). Avaliador de cursos INEP (Direito, Engenharia Civil, Química e Filosofia).

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Rodrigues de Carvalho Sousa, C., Gomes do Nascimento Pereira da Silva , R. L., Fernandes de Mesquita , R., Martins Nápolis, P. M., & Machado Moita Neto, J. (2024). ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS SOBRE TRATAMENTOS DE ÁGUAS DE PISCINAS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 275-300. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1287

Edição

Seção

Relato de Experiência