ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS SOBRE TRATAMENTOS DE ÁGUAS DE PISCINAS
UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1287Palavras-chave:
estágio e docência, ensino e pandemia, cidadania e meio ambienteResumo
As tecnologias digitais foram adotadas, em caráter remoto emergencial, para dar continuidade ao processo educacional. A educação ambiental (EA) oportuniza reflexões sobre assuntos socioambientais, como a temática da água, que é de fundamental importância para a manutenção de atividades cotidianas. Objetivou-se apresentar uma experiência vivenciada em atividades de estágio à docência relativas a aulas sobre tipos de tratamento de águas de piscinas. Com uso de questionário norteador e formulário semiestruturado, respectivamente, foram realizadas visita técnica virtual e discussão mediada, via Google Meet, na disciplina Química e Educação Ambiental do curso de Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, em maio de 2021. O rendimento dos discentes foi satisfatório. Na visita técnica virtual, foram descritos sobre tipos de tratamento de águas de piscinas e implicações associadas, vistos nos sites visitados, além de possíveis perspectivas interdisciplinares e ações de EA correspondentes. Na discussão mediada, sobre importância de uso e tratamento de águas de piscinas, bem como, benefícios de perspectivas interdisciplinares e ações de EA articuladas em matrizes SWOT, a fim de resolver e prever problemas advindos. As atividades pedagógicas não presenciais possibilitaram busca ativa, contextualizada e reflexiva pelo conhecimento, sendo a EA necessária para uma formação cidadã crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva , Rafael Fernandes de Mesquita , Patrícia Maria Martins Nápolis, José Machado Moita Neto
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.