O PENSAMENTO DE BACHELARD E O ENSINO DE CIÊNCIAS: DIALÉTICA E RUPTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1233

Palavras-chave:

Bachelard, Ruptura, Dialética, Ensino de ciências

Resumo

Há algumas décadas, a educação em ciências tem se apropriado de algumas das principais ideias da obra do epistemólogo francês, Gaston Bachelard, como uma fonte para se pensar os caminhos, meandros e construções na educação científica. Com o intuito de contribuir com o debate sobre a apropriação das ideias bachelardianas, buscamos trazer alguns dos elementos base da obra do autor e aquelas noções mais frequentemente utilizadas na educação em ciências. Para isso, de modo a melhor explicitar a relação entre as noções, partimos da discussão sobre a oposição de Bachelard ao positivismo e de seu racionalismo dialético, para tratar dos conceitos de ruptura epistemológica, fenomenotécnica, perfil epistemológico e obstáculo epistemológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márlon Pessanha, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Endereço para correspondência: Departamento de Metodologia de Ensino (DME), Rodovia Washington Luis, km 235, São Carlos, São Paulo, Brasil, CEP: 13565-905.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Pessanha, M. (2025). O PENSAMENTO DE BACHELARD E O ENSINO DE CIÊNCIAS: DIALÉTICA E RUPTURAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 101-120. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1233

Edição

Seção

Artigos Científicos