SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
UM ESTUDO DIRECIONADO AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1226Palavras-chave:
Obstáculos profissionais, Formação continuada, Situação Didática Profissional, Ensino de Sistemas Lineares, Pragmatismo Docente.Resumo
Este artigo se consubstancia em uma pesquisa bibliográfica com foco na Situação Didática Profissional (SDP), composta a partir da complementaridade entre os pressupostos da Didática Profissional e a da Teoria das Situações Didáticas. O objetivo da pesquisa é propor uma caracterização de uma SDP voltada ao trabalho com sistemas de equações lineares. Com vistas a atingir tal objetivo decidiu-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, onde trazemos uma breve discussão das teorias, bem como sua influência para definição e concepção da SDP. A SDP tem relação direta com a noção e identificação de um obstáculo profissional, que é objetivado e circunstanciado pelo conhecimento pragmático profissional. Assim, as SDPs apresentadas no trabalho foram organizadas a partir da identificação de obstáculos profissionais do professor de matemática, no tocante ao ensino de sistemas de equações lineares. Por fim, busca-se colaborar com a formação continuada e com a prática do professor de matemática, com vista a construção e/ou modificação dos conceitos organizadores de sua ação.
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