SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

UM ESTUDO DIRECIONADO AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1226

Palavras-chave:

Obstáculos profissionais, Formação continuada, Situação Didática Profissional, Ensino de Sistemas Lineares, Pragmatismo Docente.

Resumo

Este artigo se consubstancia em uma pesquisa bibliográfica com foco na Situação Didática Profissional (SDP), composta a partir da complementaridade entre os pressupostos da Didática Profissional e a da Teoria das Situações Didáticas. O objetivo da pesquisa é propor uma caracterização de uma SDP voltada ao trabalho com sistemas de equações lineares. Com vistas a atingir tal objetivo decidiu-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, onde trazemos uma breve discussão das teorias, bem como sua influência para definição e concepção da SDP. A SDP tem relação direta com a noção e identificação de um obstáculo profissional, que é objetivado e circunstanciado pelo conhecimento pragmático profissional. Assim, as SDPs apresentadas no trabalho foram organizadas a partir da identificação de obstáculos profissionais do professor de matemática, no tocante ao ensino de sistemas de equações lineares. Por fim, busca-se colaborar com a formação continuada e com a prática do professor de matemática, com vista a construção e/ou modificação dos conceitos organizadores de sua ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Santos, M. G. dos, Alves, F. R., & Lima, F. D. S. de. (2025). SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIRECIONADO AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 73-91. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1226

Edição

Seção

Artigos Científicos