ROBÓTICA AUTÔNOMA MÓVEL NA PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1195

Palavras-chave:

Robótica autônoma móvel, Dissertações, Teses

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar, mediante revisão sistemática da literatura, a inserção da pesquisa sobre robótica autônoma móvel na pós-graduação brasileira, no decorrer do período entre os anos de 2012 e 2022. A revisão da literatura foi centrada na identificação de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de setenta teses e dissertações, observou-se um aumento de trabalhos sobre a referida temática nos anos de 2013 e 2015. Ademais a revisão sistemática da literatura possibilitou identificar a discussão de temáticas relacionadas ao controle, a localização e a navegação de robôs e/ou automóveis autônomos. Além disso, notou-se que vinte e duas diferentes instituições têm contribuído com a pesquisa sobre robótica autônoma móvel na pós-graduação nacional (2012-2022). Por fim, evidenciou-se a tendência ao desenvolvimento de pesquisas sobre robótica autônoma móvel em programas da área de Ciência da Computação (19 trabalhos), da área de Engenharia Elétrica (13 trabalhos) e da área de Engenharia Mecânica (11 trabalhos). Inferiu-se que esse achado se relaciona à constituição da robótica como um campo de pesquisa interdisciplinar que engloba as tecnologias e os conhecimentos associados à elaboração e à construção de robôs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Bruno Silva Lemos, UNILAB

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Técnico Administrativo em Educação – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Liberdade.

Anderson de Castro Lima, IFCE

Mestre em Ciências da Computação - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Professor do campus Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Jonathan Felipe da Silva, IFCE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Técnico Administrativo em Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Morada Nova.

Sandro César Silveira Jucá, IFCE

Doutor em Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Solonildo Almeida da Silva , IFCE

Doutor em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Silva Lemos, P. B. ., de Castro Lima, A. ., da Silva, J. F. ., Silveira Jucá, S. C. ., & Almeida da Silva , S. (2024). ROBÓTICA AUTÔNOMA MÓVEL NA PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 38-61. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1195

Edição

Seção

Artigos Científicos