NA GOTA D´ÁGUA TEM

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA DE AÇUDES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1150

Palavras-chave:

aprendizagem Significativa. conhecimento Local. ensino por investigação. práticas metodológicas.

Resumo

O texto apresenta uma Sequência Didática que direciona docentes e discentes que estão inseridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos, no processo de ensino e aprendizagem em microbiologia, incluindo a temática “microbiologia de açudes” por meio do Ensino por Investigação. A referida Sequência Didática é um Produto Educacional composto por nove aulas, com a sugestão de serem desenvolvidas em um tempo de 40 minutos cada. No entanto, ressalta-se a flexibilidade dos temas abordados em cada aula, bem como do tempo de execução e material a ser utilizado, podendo ser facilmente adaptados para a realidade do professor, alunos e ambiente escolar. No decorrer das aulas, foram utilizadas diversas ferramentas didáticas e recursos metodológicos, como: experimentação, pesquisa orientada, leitura de textos de divulgação científica, histórias em quadrinhos e outros. A Sequência Didática se mostrou inovadora, ao fazer uso do Ensino por Investigação em associação com o estudo da microbiologia no contexto de açudes e, eficaz, ao despertar o interesse e a participação dos estudantes da EJA. Assim, o material pode ser visto como uma rica sugestão de recurso metodológico para os docentes que trabalham nessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessyka Kalen Diniz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil.

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Lima, G. K. D. . ., Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de . (2025). NA GOTA D´ÁGUA TEM : UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA DE AÇUDES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 321-335. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1150

Edição

Seção

Produto Educacional