NA GOTA D´ÁGUA TEM
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA DE AÇUDES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1150Palavras-chave:
aprendizagem Significativa. conhecimento Local. ensino por investigação. práticas metodológicas.Resumo
O texto apresenta uma Sequência Didática que direciona docentes e discentes que estão inseridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos, no processo de ensino e aprendizagem em microbiologia, incluindo a temática “microbiologia de açudes” por meio do Ensino por Investigação. A referida Sequência Didática é um Produto Educacional composto por nove aulas, com a sugestão de serem desenvolvidas em um tempo de 40 minutos cada. No entanto, ressalta-se a flexibilidade dos temas abordados em cada aula, bem como do tempo de execução e material a ser utilizado, podendo ser facilmente adaptados para a realidade do professor, alunos e ambiente escolar. No decorrer das aulas, foram utilizadas diversas ferramentas didáticas e recursos metodológicos, como: experimentação, pesquisa orientada, leitura de textos de divulgação científica, histórias em quadrinhos e outros. A Sequência Didática se mostrou inovadora, ao fazer uso do Ensino por Investigação em associação com o estudo da microbiologia no contexto de açudes e, eficaz, ao despertar o interesse e a participação dos estudantes da EJA. Assim, o material pode ser visto como uma rica sugestão de recurso metodológico para os docentes que trabalham nessa modalidade de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Gessyka Kalen Diniz Lima, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.