GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1144Palavras-chave:
gamificação, projeto estrutural, formulários google.Resumo
Este artigo traz o recorte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana, na qual buscou-se analisar possibilidades didático-pedagógicas de integração curricular de disciplinas técnicas e gerais do curso Técnico Integrado em Edificações. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2021 por meio de atividades remotas, devido à pandemia de Covid-19. Neste recorte, apresentamos a experiência na utilização de 3 três atividades gamificadas desenvolvidas junto aos com estudantes de uma turma do referido curso, na unidade curricular de Desenho Técnico Civil III. As Essas atividades foram desenvolvidas aplicadas em por meio de Formulários do Google, por meio da narrativa gamificada de que os estudantes iriam realizar realizariam estágio em um escritório de engenharia e precisariam resolver problemas relacionados aos desenhos técnicos de estruturas. Nos Formulários, diferentes caminhos eram propostos de acordo com a resposta de cada estudante. Essa narrativa foi bem aceita pelos discentes, aumentou a participação nas aulas e discussões síncronas, melhorou consideravelmente a explicitação, da parte dos estudantes, em relação às quanto as suas dificuldades mais recorrentes sobre a temática da disciplina. Devido ao envolvimento do pesquisador/professor ao objeto pesquisado, bem como a análises descritivas realizadas, esse estudo possui características de uma pesquisa qualitativa, iniciada na qual iniciamos por um levantamento bibliográfico referente ao acerca do significado de gamificação, seguindo da construção de atividades gamificadas e análises do desenvolvimento dessas atividades junto aos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Felipo Lovatto

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.