A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA ALIADA À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.1121Palavras-chave:
computação desplugada, educação, pensamento computacionalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura dos trabalhos relacionados à aplicação da Computação Desplugada na área da educação, publicados em eventos brasileiros entre os anos de 2005 e 2017. Esta revisão foi realizada com base em artigos publicados em importantes eventos nacionais: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Workshop de Informática na Escola (WIE), Workshop sobre Educação em Computação (WEI) e Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). Foram analisados 13 artigos, a fim de perceber e avaliar criticamente o que sugerem as pesquisas nesta área do conhecimento. Ao findar essa análise, percebe-se que a comunidade acadêmica tem plena ciência da importância da computação desplugada para educação de nosso país, quer seja por sua relativa facilidade em ser implementada, bem como sua capacidade de abrangência em um maior número de escolas, mesmo as que não possuem laboratório de informática, que é ainda uma triste realidade em nosso país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Luísa Maristela Soares, Marco Trentin, Adriano Canabarro Teixeira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.