CONTENÇÕES RECÍPROCAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE OS DIREITOS CULTURAIS E O DIREITO AMBIENTAL

ESTUDO DE CASO DA REVALIDAÇÃO E DO REGISTRO DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v20i51.2207

Palavras-chave:

Natureza. Cultura. Direitos culturais. Direito ambiental. Direitos fundamentais.

Resumo

O trabalho aborda a relação entre natureza e cultura no âmbito do patrimônio cultural imaterial com o objetivo de identificar e analisar conflitos e tensões relacionados a este bem jurídico no que se refere aos sistemas jurídico-normativo de proteção afetos ao direito ambiental (meio ambiente ecologicamente equilibrado) e aos direitos culturais (patrimônio cultural). A promoção e proteção do patrimônio cultural transita entre os sistemas jurídicos ambiental e cultural, em que aquele fornece principalmente os instrumentos sancionadores e este os mecanismos de seleção e promoção. Desta forma, o diálogo entre ambos os sistemas é essencial pelas conexões e tensões que os unem e os distanciam, especialmente, porque ambos tutelam direitos fundamentais. Para alcançar referidos objetivos é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com finalidade descritivo-exploratória e abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica se destina a estruturar os fundamentos teóricos para a análise dos conflitos entre natureza e cultura que repercutem na estrutura jurídica afeta ao patrimônio cultural imaterial. A pesquisa documental é realizada especialmente em processos administrativos conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para o Registro de bens culturais como Patrimônio Cultural Imaterial, visando identificar os pontos de tensão entre cultura e natureza. Como resultado da pesquisa se espera demonstrar que os subsistemas jurídicos do direito ambiental e dos direitos culturais são, além de limitadores recíprocos, comunicativos e complementares na proteção do patrimônio cultural imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Araújo Jacob, Universidade de Fortaleza, CE, Brasil

Doutoranda em Direito Constitucional (UNIFOR). Mestra em Direito Constitucional (UNIFOR). Especialista em Direito Penal e Processo Penal (FACET). Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional (UNIFOR). Membro do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero (MPF/PGE). Promotora de Justiça (MPAP)

Allan Carlos Moreira Magalhães, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutor em Direito Constitucional (UNIFOR) e Pós-doutorado pela mesma instituição. Mestre em Direito Ambiental (UEA). Colíder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Culturais (GEPDC/UNIFOR). É autor do livro "Patrimônio cultural, democracia e federalismo: comunidade e poder público na seleção dos bens culturais" e coautor do livro "É disso que o povo gosta: o patrimônio cultural no cotidiano da comunidade", ambos pela Editora Dialética.

Francisco Humberto Cunha Filho, Universidade de Fortaleza, CE, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC/UNIFOR) Advogado da União (AGU)

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Jacob, R. A. ., Magalhães, A. C. M., & Cunha Filho, F. H. (2025). CONTENÇÕES RECÍPROCAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE OS DIREITOS CULTURAIS E O DIREITO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA REVALIDAÇÃO E DO REGISTRO DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL. Revista Direitos Culturais, 20(51), 133-149. https://doi.org/10.31512/rdc.v20i51.2207

Edição

Seção

Artigos