CONTENÇÕES RECÍPROCAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE OS DIREITOS CULTURAIS E O DIREITO AMBIENTAL

ESTUDO DE CASO DA REVALIDAÇÃO E DO REGISTRO DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v20i51.2207

Palabras clave:

Natureza. Cultura. Direitos culturais. Direito ambiental. Direitos fundamentais.

Resumen

O trabalho aborda a relação entre natureza e cultura no âmbito do patrimônio cultural imaterial com o objetivo de identificar e analisar conflitos e tensões relacionados a este bem jurídico no que se refere aos sistemas jurídico-normativo de proteção afetos ao direito ambiental (meio ambiente ecologicamente equilibrado) e aos direitos culturais (patrimônio cultural). A promoção e proteção do patrimônio cultural transita entre os sistemas jurídicos ambiental e cultural, em que aquele fornece principalmente os instrumentos sancionadores e este os mecanismos de seleção e promoção. Desta forma, o diálogo entre ambos os sistemas é essencial pelas conexões e tensões que os unem e os distanciam, especialmente, porque ambos tutelam direitos fundamentais. Para alcançar referidos objetivos é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com finalidade descritivo-exploratória e abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica se destina a estruturar os fundamentos teóricos para a análise dos conflitos entre natureza e cultura que repercutem na estrutura jurídica afeta ao patrimônio cultural imaterial. A pesquisa documental é realizada especialmente em processos administrativos conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para o Registro de bens culturais como Patrimônio Cultural Imaterial, visando identificar os pontos de tensão entre cultura e natureza. Como resultado da pesquisa se espera demonstrar que os subsistemas jurídicos do direito ambiental e dos direitos culturais são, além de limitadores recíprocos, comunicativos e complementares na proteção do patrimônio cultural imaterial.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Roberta Araújo Jacob, Universidade de Fortaleza, CE, Brasil

Doutoranda em Direito Constitucional (UNIFOR). Mestra em Direito Constitucional (UNIFOR). Especialista em Direito Penal e Processo Penal (FACET). Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional (UNIFOR). Membro do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero (MPF/PGE). Promotora de Justiça (MPAP)

Allan Carlos Moreira Magalhães, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutor em Direito Constitucional (UNIFOR) e Pós-doutorado pela mesma instituição. Mestre em Direito Ambiental (UEA). Colíder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Culturais (GEPDC/UNIFOR). É autor do livro "Patrimônio cultural, democracia e federalismo: comunidade e poder público na seleção dos bens culturais" e coautor do livro "É disso que o povo gosta: o patrimônio cultural no cotidiano da comunidade", ambos pela Editora Dialética.

Francisco Humberto Cunha Filho, Universidade de Fortaleza, CE, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC/UNIFOR) Advogado da União (AGU)

Publicado

2025-09-15

Cómo citar

Jacob, R. A. ., Magalhães, A. C. M., & Cunha Filho, F. H. (2025). CONTENÇÕES RECÍPROCAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE OS DIREITOS CULTURAIS E O DIREITO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA REVALIDAÇÃO E DO REGISTRO DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL. Revista Direitos Culturais, 20(51), 133-149. https://doi.org/10.31512/rdc.v20i51.2207

Número

Sección

Artigos