SERIA A LITERATURA ESSENCIAL AO SER HUMANO?

UMA ANÁLISE DO DIREITO À LITERATURA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v19i47.1521

Palabras clave:

Direito à literatura, Direitos fundamentais, Direitos da personalidade

Resumen

O presente estudo tem como objetivo relacionar as temáticas literatura, cultura e desenvolvimento da personalidade a fim de determinar se é possível considerar a literatura como objeto de um direito fundamental e se a literatura constitui um veículo de desenvolvimento da personalidade. Concluiu-se que a literatura (compreendendo-se essa como toda forma de manifestação cultural, erudita ou popular, escrita ou falada) constitui importante veículo para o desenvolvimento da personalidade humana, de forma tal que o acesso à literatura pode ser considerado aspecto ou manifestação de um direito cultural fundamental da personalidade de todo indivíduo. Por fim, a partir da exposição de algumas políticas públicas de garantia do direito à literatura, verificou-se que apesar da existência de planos e programas de acesso à literatura, ainda há uma carência, por diversos motivos, de uma efetivação desse direito de maneira mais palpável.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alexander de Castro, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em direito da UniCesumar (Maringá-PR) e pesquisador e bolsista do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI.

Mayume Caires Moreira, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Doutoranda em Direito com ênfase em Direitos da Personalidade pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UniCesumar. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR. Graduada em Direito pela Universidade Cesumar de Maringá - UNICESUMAR, com bolsa PROUNI (Programa Universidade para Todos- Governo Federal). Editora- adjunta da Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO - "Qualis/Capes B2". Assistente Editorial da "Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) - Qualis/Capes B1"; Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade da Universidade Cesumar. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Universitária.

Henrique Diniz Meira, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Mestrando pelo programa de pós-graduação em Ciências Jurídicas da UNICESUMAR. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela FALEGALE. Graduado em Direito pela UNIFAMMA.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Castro, A. de, Moreira, M. C., & Meira, H. D. (2024). SERIA A LITERATURA ESSENCIAL AO SER HUMANO? UMA ANÁLISE DO DIREITO À LITERATURA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE. Revista Direitos Culturais, 19(47), 21-35. https://doi.org/10.31512/rdc.v19i47.1521

Número

Sección

Artigos